terça-feira, 29 de maio de 2012

Bibliotecas de Hoje

         
Este cartaz das bibliotecas municipais de Lisboa fez-me pensar em escrever sobre as bibliotecas de hoje. Estas são espaços ativos de múltiplas tarefas, onde nem sempre reina aquele silêncio de antigamente.
Felizmente, os nossos alunos perceberam isso e elegeram a biblioteca como um dos espaços que mais frequentam na escola.
Hoje, por exemplo, fervilhou de gente e foi uma verdadeira biblioteca do século XXI.  Vejamos: vieram alunos de 12º ano para montar a exposição de Biologia e projetar um power point sobre biografias de cientistas portugueses ; outros elaboraram o cartaz para anunciar a exposição; outros foram requisitar livros, mesmo neste clima de fim de ano que já se vive; outros pesquisaram para os trabalhos de Filosofia;  outros vieram requisitar filmes para as aulas; outros foram pesquisar imagens para fazer o tal trabalho de Educação Tecnológica e outros, ainda, estiveram com os professores de Biologia e Física numa aula de pesquisa de informação. Nos intervalos de tudo isto, tivemos os "habitués" a querer terminar trabalhos à última hora ou a querer saber as últimas do futebol na Bola ou nos sites específicos e outros a querer ver aquelas imagens do youtube que os fazem rir e são a nossa dor de cabeça. Ah! esquecia-me de que, no meio de tudo isto, esteve o grupo da horta a realizar um trabalho sobre as vantagens da agricultura biológica e um pequeno grupo do 10º ano  a tocar e a cantar baixinho na área multimédia, preparando a sua atuação para a festa de final de ano.
São assim as novas bibliotecas! Que pena não ter registado as imagens! Seriam a concretização do cartaz!

Catarina Guerreiro
Profª bibliotecária



2 comentários:

Anónimo disse...

Gostei muito desta publicação. Transmite perfeitamente aquela sensação de captação instantânea da atmosfera de um lugar, num dado período de tempo (curto, mas de longo alcance em termos de significado!) :)

Tomás Vicente

Anónimo disse...

dá-lhe graxa, dá