Os alunos da turma de Artes do 12º Ano iniciaram o ano lectivo com uma exposição de trabalhos de Oficina de Artes, inaugurando os belos espaços do bloco H.
Os alunos das turmas 8º1ª e 8º2ª, integrando-se no Ano Europeu de Combate à Pobreza e no Projecto Escola - Mundo, dando expressão ao eixo orientador do nosso Plano Anual de Actividades, " Da Exclusão Social à Cidadania", investigaram este tema através de muitas leituras e pesquisas e, no final, recolheram imagens que evidenciaramm bem as assimetrias deste mundo e a extrema pobreza em que muitos seres humanos vivem.Dessa exposição ficam as imagens.
e Na Fundação Medeiros de Almeida, existem uns belíssimos painéis de azulejo que faziam parte da Quinta dos Inglesinhos, local onde hoje está situada a nossa escola. Ainda temos vestígios da quinta na escola actual e, esperamos nós, vão ser preservados para que a memória de outros tempos não se perca. Numa visita de alguns membros da equipa da biblioteca à Fundação Medeiros de Almeida, tivemos esta agradável surpresa. Para os interessados, aconselhamos uma visita à Fundação Medeiros de Almeida, por esta e muitas outras boas razões, pois nela se encontram belíssimos exemplares de pintura, cerâmica, mobiliário, relógios,etc... Como a Fundação fica perto da Cinemateca, façam como nós, visitem este belo espaço restaurado e almocem...
Nestes tempos de informação fácil e rápida, lembrar o caminho do homem para o conhecimento através das palavras deste ser humano genial que foi o cientista e escritor Carl Sagan reconcilia-nos com a humanidade e faz-nos ter confiança e esperança. As bibliotecas renasceram, voltaram a ser espaços valorizados e muito procurados por gente de todas as idades, ao contrário do que alguns vaticinaram.
Este ano, a apresentação aos alunos do 7º ano começou com a harmonia do violino do Manuel João, do 8º 2ª, e com as boas vindas da nossa directora aos novos alunos e pais. É um bom começo nesta nova escola!
A 4ª turma, ainda sem directora de turma.
A 3ª turma com a sua directora de turma, profª Inês Costa
A 2ª turma com a sua directora de turma, profª Zélia
A 1ª turma com a sua directora de turma, profª Fernanda Ventura.
A BECRE recebeu os novos alunos para lhes falar das suas actividades e, sobretudo, de leituras.
O Projecto Educação para a Saúde, apresentado pela sua coordenadora, profª Ana Carita e pela profª Isabel Martins procurou cativar os novos os alunos para hábitos de vida saudável, começando , naturalmente, pela alimentação.
Houve outras actividades coordenadas pelos professores de Artes e de Ciências que promoveram a motivação para essas áreas do saber, mas até ao momento não dispomos de imagens. À equipa de professores e funcionários responsável pelas actividades de dia 14 de Setembro a escola agradece.
Parabéns ao Luís e à Margarida! Muito sucesso na nova etapa e até sempre! Alguns momentos da entrega dos prémios de mérito aos melhores alunos na conclusão do Ensino Secundário
Luís Gil ( 19,6 - Ciências e Tecnologias) e Margarida Maria Silva ( 17,2 - Curso Profissional)
Este 'Documentário' foi realizado por um grupo de jovens do 12º Ano da Escola Secundária de Vergílio Ferreira - Carnide, no âmbito da Disciplina de Área de Projecto.É sobre o Abandono de cães e a sua realização não teria sido possível sem a ajuda e colaboração das instituições UPPA e Focinhos&Bigodes. O grande objectivo é alertar consciências e, assim, diminuir o abandono de animais no nosso país.
Neste nosso mundo tão cheio de tantas inutilidades, faz-nos algum bem à alma ver que, noutras paragens, no meio da penúria, há quem nunca desista. É o caso do professor Luís Soriano numa pequena cidade da Colômbia. Deixo estas imagens aos nossos alunos para que reflictam um pouco ...
Foram hoje entregues os prémios referentes às actividades da Semana Cultural. No Concurso de Escrita Criativa, os três primeiros lugares foram atribuídos aos alunos, Ana Candeias, Bernardo Gomes e João Barbosa. No Concurso Pessoana Mínima, os três primeiros lugares foram atribuídos às alunas, Sara Santos ,Isabel Brás e Catarina Melo. Nas Olimpíadas de Matemática, no 7º ano, obteve o primeiro lugar o aluno Carlos Antero, no 8º e 9º anos, ficou em primeiro lugar o aluno Francisco Sá Coelho, no secundário, ficou em primeiro lugar o aluno João Lopes. No Desafio aos Conhecimentos de Cultura Científica, foram premiados os alunos, Inês Góis e José Esteves. Agradecemos a todos os alunos a sua brilhante participação.
Os alunos, Francisco Almeida, Francisco Lopes, Guilherme Santos, Pedro Dias, Rafael Mântua e Ricardo Gomes, das turmas 12º1ª e 12º4ª, conceberam, no seu trabalho de Área de Projecto, uma tarde de música na escola.
Convidaram cinco bandas, integrando as primeiras quatro alunos da nossa escola
Ouvimos inicialmente The Candirus, depois Falling Beneath, Fractious, Warlock e, por último, Brain Dance.
O grupo organizador deste projecto contou com a ajuda de alguns colegas que garantiram a segurança, os comes e bebes e a decoração das instalações. Foram eles o Pedro Valente, 12º4ª, o Iuri Pereira, o Frederico Alves, a Marisa Marques e o Nuno Gonçalves, todos da turma 12º8ª.