sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Dia 14 de Setembro - Dia da Apresentação

Os alunos do 7º e 10º anos circularam pelos diversos espaços da escola acompanhados do seu director de turma.
Na biblioteca  foram recebidos pela professora bibliotecária e restantes professores da equipa. Ficaram a saber dos projectos previstos para este ano, com relevância para o LER+, dos serviços prestados e das regras a respeitar.


 No átrio da biblioteca, fizeram um jogo de sensibilização à cidadania global orientados pelas nossas
 parceiras do projecto Escola Mundo
     No bar,com as professoras Manuela Matos e Isabel Martins numa actividade de sensibilização
     ao Programa de Educação para a Saúde com direito a um lanchinho saudável

                                                    Jogo no átrio da biblioteca
                                           No bar, com a professora Isabel Martins

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Dia da Escola 28 de Janeiro

Os laboratórios estavam selados...








Os cientistas vieram inaugurá-los

A cientista Dra. Vanda Santos com a professora Maria da Luz



Os alunos do 7º3ª presentes na inauguração

Algum do público estudantil presente




A professora Maria do Carmo, antiga professora de Biologia e a professora Maria da Luz



As professoras de Biologia, Manuela Matos e Paula Serra e a professora Isabel Pereira, das Artes

Boa disposição dos alunos de Biologia



As professoras, Manuela Matos e Maria da Luz e alunos





O cientista Victor Forjaz com as professoras, Maria da Luz e Isabel Pereira


O professor Manuel Pinho e alguns dos seus alunos




Alunos atentos às palavras dos cientistas homenageados


O professor Manuel Pinho, os cientistas, Vanda Santos e Victor Forjaz com os alunos, Bruno e Ronit

Por fim, o almoço de confraternização com a ementa preferida de Vergílio Ferreira




Para celebrar este dia,os professores de Biologia e Geologia desta escola promoveram um colóquio, " Homenagem da Escola Sec. Vergílio Ferreira a Cientistas Portugueses", em que foram homenageados os cientistas, Vanda Santos e Victor Forjaz, que estiveram presentes, bem como Seomara da Costa Primo e Germano da Fonseca Sacarrão, já desaparecidos.

Foram também inaugurados nesta mesma ocasião os novos laboratórios de Biologia e Geologia que passaram a ter os nomes destes cientistas.

Dia da Escola - Clube Europeu







O Clube Europeu, dinamizado pelos professores, Maria de Jesus Ribeiro e Rui Reis, promoveu no Dia da Escola uma conferência sobre a cultura dinamarquesa, com a presença de representantes da Embaixada Dinamarquesa.

Este clube promove diversas actividades cujo objectivo é dar a conhecer aos nossos alunos a realidade sócio-cultural dos diversos países que integram a União Europeia.

Regularmente, são afixados cartazes realizados pelos alunos em que se apresentam informações sobre cada país da União.

Dia da Escola 28 de Janeiro

Apresentamos um filme de celebração da escola, realizado pelas alunas, Joana Cavaco, Leonor Sousa e Paula Pereira.
Simplicidade e eficácia é o que caracteriza este trabalho.

domingo, 12 de dezembro de 2010

Comemorar 62 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos


Os professores, Ana Cirne, Rui Reis, Ana Faria e Rui Ferreira, dinamizaram as actividades

Integrados no Projecto Escola Mundo, as turmas de 7º e 8º an0 comemoraram os sessenta e dois anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos com uma exposição e debate que resultaram da investigação e leituras sobre o tema realizadas ao longo dos meses de Novembro e Dezembro

A professora Ana Faria, coordenadora do Projecto Escola Mundo com alguns alunos







quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Escrita Criativa - Professores









A biblioteca promoveu para os professores da nossa escola que se quiseram inscrever um work-shop de escrita criativa dinamizado pela escritora Margarida Fonseca Santos que decorreu em Novembro.
Todos ficaram com vontade de repetir a experiência e fica, desde já, a promessa de convidar a escritora para o próximo ano.



terça-feira, 26 de outubro de 2010

Serão de Contos com as escritoras Margarida Fonseca Santos e Rita Vilela




A biblioteca convidou os alunos do 7ºano, os seus pais e os professores de Língua Portuguesa para um Serão de Contos dinamizado pelas escritoras, Margarida Fonseca Santos e Rita Vilela.

Foi um momento especial em que todos regressámos à magia da infância e uma motivação para a leitura. No final, todos quiseram saber mais sobre aquelas histórias e muitos pais e alunos fizeram questão de comprar os livros das nossas convidadas.

Para os interessados, aconselhamos uma visita à biblioteca, onde podem ser requisitados os livros destas escritoras.









segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Exposição Facewall -12ºAno- Artes



Os alunos da turma de Artes do 12º Ano iniciaram o ano lectivo com uma exposição de trabalhos de Oficina de Artes, inaugurando os belos espaços do bloco H.

domingo, 17 de outubro de 2010

Dia Mundial de Combate à Pobreza - 17 de Outubro


Os alunos das turmas 8º1ª e 8º2ª, integrando-se no Ano Europeu de Combate à Pobreza e no Projecto Escola - Mundo, dando expressão ao eixo orientador do nosso Plano Anual de Actividades, " Da Exclusão Social à Cidadania", investigaram este tema através de muitas leituras e pesquisas e, no final, recolheram imagens que evidenciaramm bem as assimetrias deste mundo e a extrema pobreza em que muitos seres humanos vivem.Dessa exposição ficam as imagens.