Apresentamos as imagens das várias turmas com
os respectivos directores de turma no momento da entrega dos diplomas do
ensino secundário.
Infelizmente, a data escolhida pelo ME não
propicia a presença de
mais alunos, pois muitos já iniciaram as aulas na universidade.
Os alunos que receberam o Prémio de Mérito, Elisa Abrantes e Diogo Miranda
sexta-feira, 30 de setembro de 2011
quinta-feira, 29 de setembro de 2011
Um poema para a nossa biblioteca
Há ainda menos de um ano, foram inauguradas as novas instalações da nossa biblioteca. Este poema foi escrito, um pouco mais tarde, em atenção a esse acontecimento, como uma pequena "nota de rodapé poética" à nova "casa dos livros"...ora leiam...
Novo Lar
As
sombras deslizam, delirantes
Da
doida alegria da novidade;
Sussurros
ocupam o espaço novo,
Transformando-o
no seu lar;
As
histórias comentam, expectantes
A
nova Biblioteca.
Os
raios de sol inclinam-se mais, lá fora;
Já
não há leitores inoportunos, agora;
Ouve-se
a porta a ser fechada
E
a chave na fechadura.
Luzes
apagadas.
Em
poucos minutos as prateleiras
Ficam
vazias e os livros, curiosos,
Saem,
apressados, a explorar
O
seu acolhedor novo lar.
Sossego
não há até nascer o dia,
Altura
em que o sol,
Com
os seus raios madrugadores, os guia
De
novo para o conforto do leito de madeira.
Acaba-se
a dança da noite,
A
chave é rodada e a azáfama começa.
Não
há indícios da insone festa sob a lua.
Percorro
os corredores entre estantes,
Há
calma e paz de espírito.
É
novo este sereno lar,
Mas
não sinto, porém, a estranheza prevista;
Há
por ali um estranha quietude a vogar,
Uma
recordação da antiga casa,
Do
encanto do que já se perdeu.
Tomás Vicente
Tomás Vicente
Etiquetas:
Oficina de Escrita Criativa
domingo, 25 de setembro de 2011
Há Histórias e Histórias...
Histórias há muitas? Não! Há HISTÓRIAS e histórias. Há umas boas, que fazem os olhos voar ao sabor das páginas e a imaginação ao sabor do vento da história; há outras menos boas, um meio-termo, que podem até estar bem escritas, ter um vocabulário rico, uma abordagem interessante mas que, por alguma razão, não nos falam ao coração; há também aquelas que são o "pãozinho sem sal" das bibliotecas e que não aquecem nem arrefecem, são fáceis de ler e nas quais os seus autores não mostram significativo talento; depois há aquelas que já nem merecem, não digo um lugar na prateleira, porque, à semelhança das crianças, os livros não escolhem o conteúdo, que se lhes dê muita atenção, quer sejam tolas ou arrepiantes. E, acima de tudo, há aquelas histórias que ficam na memória para sempre, não importa quantas outras desfilem, depois, à frente dos nossos olhos. Neste texto, quero, acima de tudo, partilhar a opinião que me ficou da leitura de um livro que descobri, o ano passado, na biblioteca da nossa escola.
Apesar de, muitas vezes, termos oportunidade de constatar que as prateleiras são, cada vez mais, invadidas por histórias muito pouco enriquecedoras, não se pode dizer exactamente que seja muito difícil encontrar livros realmente bons. Ainda assim, quando requisitei à biblioteca e li o livro Escrito a Lápis, de Margarida Fonseca Santos, fiquei maravilhado.
Este é, sem dúvida, um daqueles livros que, depois de lidos, jamais se esquece. A história, de uma rara pureza singela e realista - e, ao mesmo tempo, com um quê de onírico - é uma das mais belas que já li - e, também, uma das mais comoventes!
É raro alcançar-se um livro que exponha tão habilmente a complexidade das relações humanas e a variedade de panos de fundo que as emoções dos seres humanos podem tecer. É raro ler-se um livro, ao mesmo tempo tão terreno e dotado deste alcance formidável e intemporal. Digo intemporal porque, por muito que as expressões do sentir tenham, ao longo dos séculos, evoluído e se tenham diferenciado, o sentir humano não conhece barreiras temporais e atravessa os séculos, intocado, inalterado e imaculado.
Neste livro, Margarida Fonseca Santos pinta, em traços firmes e simples, um quadro que nos dá a conhecer a cara e a expressão da verdadeira Amizade e do verdadeiro Amor. Um livro a ser lido e relido, pois tem muito para ensinar a cada um de nós, que, por vezes, com a azáfama dos dias, nos esquecemos do aspecto verdadeiro destes dois conceitos metafísicos que constituem um dos pilares da existência do ser humano enquanto tal.
Tomás Vicente, nº 27, 11º3ª
Etiquetas:
Oficina de Escrita Criativa
Mia Couto fala sobre o Medo
Mia Couto fala sobre o medo...numa brilhante exposição do tema! Como ele diz, "o medo é um dos nossos primeiros mestres". Muito interessante. Ora vejam...
quinta-feira, 22 de setembro de 2011
Conhecer o escritor Gonçalo M. Tavares
Gonçalo M.Tavares é um dos escritores que vamos convidar para um encontro com os alunos do 12º ano
quarta-feira, 21 de setembro de 2011
sábado, 17 de setembro de 2011
14 de Setembro - Dia da Apresentação
Tal como no ano passado, os novos alunos de 7º ano foram recebidos no átrio da entrada, ao som da música do Manuel Sant'Ovaia e com as palavras amigas da nossa Directora.
Estiveram também presentes os directores de turma e a professora bibliotecária.
Estiveram também presentes os directores de turma e a professora bibliotecária.
sexta-feira, 16 de setembro de 2011
Dia 14 de Setembro - Dia da Apresentação
Na biblioteca foram recebidos pela professora bibliotecária e restantes professores da equipa. Ficaram a saber dos projectos previstos para este ano, com relevância para o LER+, dos serviços prestados e das regras a respeitar.
No átrio da biblioteca, fizeram um jogo de sensibilização à cidadania global orientados pelas nossas
parceiras do projecto Escola Mundo
No bar,com as professoras Manuela Matos e Isabel Martins numa actividade de sensibilização
ao Programa de Educação para a Saúde com direito a um lanchinho saudável
Jogo no átrio da biblioteca
No bar, com a professora Isabel Martins
sexta-feira, 3 de junho de 2011
sexta-feira, 28 de janeiro de 2011
Dia da Escola 28 de Janeiro
Os laboratórios estavam selados...

Os cientistas vieram inaugurá-los
A cientista Dra. Vanda Santos com a professora Maria da Luz
Os alunos do 7º3ª presentes na inauguração
Algum do público estudantil presente

A professora Maria do Carmo, antiga professora de Biologia e a professora Maria da Luz

As professoras de Biologia, Manuela Matos e Paula Serra e a professora Isabel Pereira, das Artes
Boa disposição dos alunos de Biologia

As professoras, Manuela Matos e Maria da Luz e alunos

O cientista Victor Forjaz com as professoras, Maria da Luz e Isabel Pereira

O professor Manuel Pinho e alguns dos seus alunos

Alunos atentos às palavras dos cientistas homenageados

Por fim, o almoço de confraternização com a ementa preferida de Vergílio Ferreira
A professora Maria do Carmo, antiga professora de Biologia e a professora Maria da Luz
As professoras de Biologia, Manuela Matos e Paula Serra e a professora Isabel Pereira, das Artes
As professoras, Manuela Matos e Maria da Luz e alunos
O cientista Victor Forjaz com as professoras, Maria da Luz e Isabel Pereira
O professor Manuel Pinho e alguns dos seus alunos
Alunos atentos às palavras dos cientistas homenageados
O professor Manuel Pinho, os cientistas, Vanda Santos e Victor Forjaz com os alunos, Bruno e Ronit
Para celebrar este dia,os professores de Biologia e Geologia desta escola promoveram um colóquio, " Homenagem da Escola Sec. Vergílio Ferreira a Cientistas Portugueses", em que foram homenageados os cientistas, Vanda Santos e Victor Forjaz, que estiveram presentes, bem como Seomara da Costa Primo e Germano da Fonseca Sacarrão, já desaparecidos.
Foram também inaugurados nesta mesma ocasião os novos laboratórios de Biologia e Geologia que passaram a ter os nomes destes cientistas.
Etiquetas:
Dia da Escola
Dia da Escola - Clube Europeu
O Clube Europeu, dinamizado pelos professores, Maria de Jesus Ribeiro e Rui Reis, promoveu no Dia da Escola uma conferência sobre a cultura dinamarquesa, com a presença de representantes da Embaixada Dinamarquesa.
Este clube promove diversas actividades cujo objectivo é dar a conhecer aos nossos alunos a realidade sócio-cultural dos diversos países que integram a União Europeia.
Regularmente, são afixados cartazes realizados pelos alunos em que se apresentam informações sobre cada país da União.
Etiquetas:
Dia da Escola
Dia da Escola 28 de Janeiro
Apresentamos um filme de celebração da escola, realizado pelas alunas, Joana Cavaco, Leonor Sousa e Paula Pereira.
Simplicidade e eficácia é o que caracteriza este trabalho.
Simplicidade e eficácia é o que caracteriza este trabalho.
Etiquetas:
Dia da Escola
domingo, 12 de dezembro de 2010
Comemorar 62 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos
Os professores, Ana Cirne, Rui Reis, Ana Faria e Rui Ferreira, dinamizaram as actividades
Integrados no Projecto Escola Mundo, as turmas de 7º e 8º an0 comemoraram os sessenta e dois anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos com uma exposição e debate que resultaram da investigação e leituras sobre o tema realizadas ao longo dos meses de Novembro e Dezembro
Etiquetas:
Direitos
quinta-feira, 18 de novembro de 2010
Escrita Criativa - Professores
A biblioteca promoveu para os professores da nossa escola que se quiseram inscrever um work-shop de escrita criativa dinamizado pela escritora Margarida Fonseca Santos que decorreu em Novembro.
Todos ficaram com vontade de repetir a experiência e fica, desde já, a promessa de convidar a escritora para o próximo ano.
Etiquetas:
Oficina de escrita
terça-feira, 26 de outubro de 2010
Serão de Contos com as escritoras Margarida Fonseca Santos e Rita Vilela
A biblioteca convidou os alunos do 7ºano, os seus pais e os professores de Língua Portuguesa para um Serão de Contos dinamizado pelas escritoras, Margarida Fonseca Santos e Rita Vilela.
Foi um momento especial em que todos regressámos à magia da infância e uma motivação para a leitura. No final, todos quiseram saber mais sobre aquelas histórias e muitos pais e alunos fizeram questão de comprar os livros das nossas convidadas.
Para os interessados, aconselhamos uma visita à biblioteca, onde podem ser requisitados os livros destas escritoras.
Etiquetas:
hora do conto
Subscrever:
Mensagens (Atom)