sexta-feira, 27 de abril de 2012

23 de Abril - Dia Mundial do Livro - Encontro de Leitores da Vergílio

 No âmbito do Projeto LER+, celebrando o Dia Mundial do livro, a biblioteca promoveu mais um Encontro de Leitores e, mais uma vez,  pudemos constatar que temos bons leitores...

Nestes pequenos filmes apresentamos alguns bons momentos.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

LER+ - " Senta-te, Cala-te e Lê!" Dia Mundial do Livro na Vergílio Ferreira

 
LEITURAS NAS ARTES
LEITURAS NO 9ª ANO
LEITURAS NAS ARTES

 
LEITURAS NA DIREÇÃO

LEITURAS NA SECRETARIA

No âmbito do Projeto Ler+, promovendo o gosto pela leitura, celebrámos o Dia Mundial do Livro com uma actividade em que pedimos a todos os membros da comunidade escolar que parassem todas as actividades e ficassem 20 minutos a ler. Foi assim a manhã do “ Senta-te, Cala-te e Lê.”

terça-feira, 24 de abril de 2012

Projeto "Faça-se Justiça! "

No passado dia 18 de Abril, o prof. Rui Reis acompanhou os seus  alunos da disciplina de Direito para procederem à simulação de um julgamento no Palácio da Justiça, em Lisboa, no âmbito da 2ª edição do projeto “Faça-se justiça”. Este é uma iniciativa da Fórum Estudante em parceria com diferentes instituições, nomeadamente os Tribunais, Fundação Luso Americana, Escola Superior  de Educação Paula Frassinneti e Associação Portuguesa de Apoio à Vítima.
Realizaram a simulação os alunos da turma 12º 7ª que tiveram como presidente do tribunal coletivo o senhor Dr.º Juiz José Carlos Duarte.
A escola agradece aos alunos e ao professor a disponibilidade para participarem nestas atividades

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Materiais

O livro A "Vida dos Materiais e os Materiais e a Vida" da autoria da Profª Doutora M. Elisabete M. Almeida, Investigadora Coordenadora aposentada do INETI (Instituto Nacional de Engenharia, Tecnologia e Inovação)foi uma simpática oferta da SPM ( Sociedade Portuguesa de Materiais) pela mão da sua Secretária Geral, Drª Manuela Oliveira, que visitou hoje a nossa escola. Professores e alunos poderão consultá-lo na nossa biblioteca e ficarão deliciados ao verificarem como as as ciências, as artes e a literatura se cruzam. Os materiais fazem parte das nossas vidas, sendo uns naturais e outros artificiais. “Esta obra, única no seu género e de grande utilidade para a divulgação dos materiais junto, nomeadamente, dos mais jovens, apresenta em versos ilustrados os cerca de 160 materiais mais usados pelo Homem. Atendendo ao interesse do tema e ao prestígio científico e profissional da Autora, o (…) livro é apoiado pelo Colégio Nacional de Engenharia de Materiais da Ordem dos Engenheiros.” (do site oficial da Ordem dos Engenheiros)

Para os nossos alunos do 12º Ano - Conhecer os cursos de engenharia

Este filme desvenda a importância dos materiais na nossa vida e dá-nos a conhecer a profissão de engenheiro de materiais, uma profissão com futuro.

quinta-feira, 29 de março de 2012

António Carlos Cortês, professor e poeta

No dia 22 de Março, no primeiro tempo da manhã, como parte dos eventos da semana cultural, recebemos a visita, no grande auditório, do prof. António Carlos Cortês, antigo aluno da nossa escola, e de dois ex-alunos que agora frequentam a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Estes convidados vieram falar a algumas turmas do 11º e 12º anos acerca da sua experiência como alunos da nossa escola e da passagem para o ensino superior.

                                    
 .
António Carlos Cortez (n.1976) escreve sobre poesia no Jornal de Letras e tem artigos publicados nas revistas Relâmpago, O Escritor e Colóquio Letras.
Como poeta estreou-se em 1999 com Ritos de Passagem a que se seguiram Um Barco no Rio (2002), A Sombra no Limite (2004) e À Flor da Pele (2007).
É ainda autor de um livro de crítica de poesia: Nos Passos da Poesia (2005).

Ensina Literatura Portuguesa no Ensino Secundário.

quinta-feira, 22 de março de 2012

"Todos Iguais, Todos Diferentes"

No dia 9 de Março de 2012, a professora Manuela Ramos, da nossa escola, foi à EB 2+3 de Telheiras nº1 para um encontro (que foi um sucesso) com alunos do 8º ano no âmbito das comemorações da semana da leitura, sessão essa que teve como título o lema "Todos Iguais, Todos Diferentes". Debatidos nesse encontro foram os livros O Diário de Zlata, O Rapaz do Pijama às Riscas e O Diário de Anne Frank...


Podes ler mais sobre este encontro acedendo ao blogue da Escola Básica de Telheiras, www.oblogdocre.blogspot.com

terça-feira, 20 de março de 2012

"O Leopardo"


Durante a manhã do dia 20 de Março, a professora Helena Castro Silva e os alunos da turma 11ª9ª, de Humanidades, organizaram, no auditório, uma sessão de cinema em que foi exibido o filme "O Leopardo", de Luchino Visconti, cujo visionamento foi seguido de apresentações por parte dos alunos, com base no trabalho de pesquisa efectuado no âmbito da unificação italiana.

quarta-feira, 14 de março de 2012

ESTATÍSTICA DAS LEITURAS NA BIBLIOTECA

Este trabalho de estatística sobre as leituras na biblioteca tem sido feito pelo aluno, João Louro, 12º11º, como atividade do estágio profissional

segunda-feira, 12 de março de 2012

Cristina Taquelin - Mediadora de leitura


Promover a leitura é um trabalho de muitos intervenientes. Precisamos de ter consciência disso e não pensar que é apenas uma tarefa dos professores de Português e dos bibliotecários. Estes têm responsabilidades acrescidas, mas não esqueçamos que esta é uma atividade transversal e que os nossos alunos podem ler uma grande diversidade de livros e não apenas a literatura juvenil. A biblioteca oferece grande variedade e responde a gostos muito diferentes. Queremos pedir às família que não desistam e pedir aos nossos professores que ponham as leituras na agenda, elas podem ser muito variadas, das ciências às letras. Conheçam a vossa biblioteca! Procurem os livros que vos agradam! Boas leituras!

sexta-feira, 9 de março de 2012

Dia da Mulher




Trabalhadora Silenciosa


para a minha Avó...

Amanhecia no campo da vida
E, pelo trilho tortuoso, em penosa subida,
Ia uma mulher, carregada de fardos,
Que  tudo enfrentava e suportava
Com corajosa paciência e determinação
De quem não se importa com os cardos 
Que a sorte o seu percurso ornava.

Muitos quilómetros fez ela assim,
Todos os obstáculos transpondo
Sem que vez alguma bradasse ao céu redondo
Que era dura a crueldade do destino.

Anoitecia agora sob o céu,
Ia já velha e curvada
Mas nunca vergada.
Tomás Vicente, nº27, 11º3ª



sábado, 3 de março de 2012

Projeto Ler+ - Primeiro Encontro de Leitores

A biblioteca promoveu um encontro de leitores da nossa escola que agradou a toda a comunidade escolar. Prometemos, pois, repetir no dia Mundial do Livro.
Pela primeira vez, tivemos a presença de professores,  funcionários, de um representante da Associação de Pais e de uma pessoa da nossa comunidade muito querida dos nossos alunos, a D. Cila, proprietária do café mais perto da nossa escola.
                              Os alunos foram brilhantes. Aqui vos deixamos alguns momentos.

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Dia 28 - Carlos Ademar, autor de livros policiais estará na nossa escola

Carlos Ademar é licenciado em História e investigador policial.
Sempre gostou de escrever e, há alguns anos, decidiu utilizar a sua rica experiência profissional para a sua escrita. O resultado são vários livros muito bem aceites pelo público, sendo o último O Bairro.

«O Bairro», editado pela Oficina do Livro, é a nova obra de Carlos Ademar, um livro que tem a dura realidade como tema de fundo.

«Manuel Sousa, agente da PSP, é assassinado num bairro às portas de Lisboa. A Polícia Judiciária está a começar a investigação quando é surpreendida pela notícia da morte de mais dois agentes. Quase ao mesmo tempo, um traficante de droga é deixado sem vida no Serviço de Urgência de um hospital. O que têm em comum estes factos? O bairro.
O país fala destes casos, os jornais e as televisões fazem eco das preocupações sociais, a hierarquia policial e a tutela política exigem respostas aos investigadores. O chefe Barata, a pouco tempo de se reformar, encara este caso como o seu derradeiro desafio.
«O Bairro», baseado numa história verídica, é o retrato intenso de um mundo onde o crime e a honestidade convivem diariamente, onde prolifera o sentimento de abandono a que foi votado quem ali cresceu, para onde foi viver quem não tinha alternativa e onde é real a coragem de suportar o estigma de um nome. Mais do que um romance, «O Bairro» é a metáfora de tantos vulcões existentes em redor das grandes cidades contemporâneas, cuja eventual erupção todos temos o dever de evitar.»

Conheça o autor nesta entrevista!


Um Livro. Porque Sim: Estranha Forma de Vida

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Ler+ na Vergílio Ferreira - Dia da Escola

A biblioteca promoveu um encontro de leitores da nossa escola que agradou a toda a comunidade escolar. Prometemos, pois, repetir no dia Mundial do Livro.
Pela primeira vez, tivemos a presença de professores,  funcionários, de um representante da Associação de Pais e de uma pessoa da nossa comunidade muito querida dos nossos alunos, a D. Cila, proprietária do café mais perto da nossa escola.
                              Os alunos foram brilhantes. Aqui vos deixamos alguns momentos.

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Dia da Escola - Teatro - Na noite em que prenderam o Pai Natal


Aluna do 12º ano tinha o sonho de criar um grupo de teatro na sua escola e, com a ajuda dos colegas e da professora, conseguiu. José Eduardo Agualusa foi o autor escolhido para estreia. Este filme é parte do cenário da peça.




Alice Vieira na Vergílio Ferreira

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Os leitores contam-nos...


“O Mandarim” de Eça de Queirós

Um dos livros que mais me marcou foi “O Mandarim” de Eça de Queirós. Eça de Queirós é um dos melhores escritores Portugueses de todos os tempos e, também, um dos meus favoritos.
”O Mandarim” conta-nos a história de um homem que se depara com um estranho botão vermelho. Explicado por um personagem bizarro, este diz-lhe que através desse botão poderá aceder a uma enorme fortuna de um velho imperador chinês. Porém, apoderar-se da fortuna implica matar esse mandarim.
A personagem principal era pobre e vivia numa casa alugada, razões que pesaram na sua decisão de carregar no botão. Porém, após herdar a fortuna, apercebe-se que ser rico não é apenas um “mar de rosas”. Este depara-se com múltiplas situações frustrantes, que o fazem querer desistir da fortuna herdada. Situações estas que o fizeram perceber que o velho imperador provavelmente tinha família, e que os seus filhos e mulher, após este se ter apoderado da sua fortuna, poderiam estar a viver na miséria.
Este livro mostra às pessoas que ninguém pode apoderar-se de uma grande fortuna, sem antes trabalhar para isso. Mostra-nos também que devemos reflectir nas situações antes de tomar uma decisão, pois esta poderá ter implicações futuras. A mensagem transmitida por este livro e a linguagem simples e sucinta são aspectos que me agradam neste livro.
                                                                                                                                  Nuno Antunes - 10º 8ª

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Os leitores contam-nos...


A China de Ontem e de Hoje”

Um dos livros que mais me fascinou foi “Cisnes Selvagens”, de Jung Chang.
Este livro leva-nos a conhecer os antepassados da autora, que viviam numa China ancestral, conduzindo-nos através da vida desta família até ao momento em que Mao Ze-Dong morre.
O conteúdo desta obra é divinal, não havendo, de certeza absoluta, um livro que relate tão detalhadamente a vida da China e, na minha opinião, é também incrível a proximidade de certos relatos desta obra com outros grandes livros, como por exemplo “O Diário de Anne Frank”. Como será possível que tais horrores consigam existir, de forma tão semelhante, em partes tão diferentes do mundo?
Do meu ponto de vista, esta obra é enorme em termos humanos sendo que é uma das características que a torna inigualável pois mostra-nos o sofrimento das pessoas chinesas, mortas, a labutar doze horas por dia, em fábricas sem condições, apenas comendo pão; as crianças mortas, por raiva, e as mulheres não respeitadas pela sociedade, nem pelo governo, nem por ninguém. Jung Chang consegue nas suas personagens retratar todos estes chineses, as suas histórias e, de certa forma, a essência do seu ser.
Por outro lado, este livro é também muito interessante em termos políticos e económicos, uma vez que se “visualiza” o avanço da China, de um país insignificante, disputado pelos senhores da guerra, até à China comunista, um país com a maior população mundial, a maior produção industrial e agrícola do mundo. Contudo o progresso trouxe também consigo a ganância do poder, o “desaparecimento” de pessoas e uma China que não respeita ninguém, apenas os seus interesses.
Assim, posso seguramente dizer que este livro pertence aos poucos que ainda nos consegue colocar no local onde se desenrola a acção. Qualquer leitor deve “arrancar” este livro da estante e com ele trilhar os caminhos de um país mais antigo que a religião cristã.
Uma história sem precedentes!
João Barata, nº9, 10º 6ª

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Avalon Theatre Company 16 e 26 de janeiro


                  Avalon Theatre Company vem à nossa ecola






                                              Learn English!
                                              Enjoy the plays!
                                                  Have fun!

                     16 de janeiro - alunos do ensino secundário
                        26 de janeiro - alunos do ensino básico