sábado, 2 de fevereiro de 2013

Como foi o Dia da Escola 2013 na Biblioteca?

À Conversa com
Breve apresentação
Maria Teresa Maia Gonzalez

Nasceu em Coimbra e vive em Lisboa, gosta de dizer que esta é a escola do seu bairro. Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, começou a escrever com vinte e nove anos e foi professora durante quinze.
Escreve por prazer e gosto pela escrita, para jovens mas também para adultos. Tem publicado dezenas de livros, A lua de Joana continua a ser o seu maior sucesso editorial.
Inspira-se no rosto humano das pessoas que lhe são próximas: a família e os amigos.
Uma sua outra faceta, menos conhecida, é o serviço que presta à Comunidade, numa instituição de solidariedade cristã. Faz voluntariado há 14 anos, numa clínica das Irmãs do Sagrado Coração de Jesus. Esta sua experiência deu origem ao livro: Os pés que anunciam a paz.
Ainda não conseguiu mudar o mundo porém, se no fim de cada sessão, conseguir mudar a mentalidade de uma pessoa – valeu a pena.
Obrigada por nos visitar e ajudar a pensar.                                                         Ana Faria
e
                                                                                José Paulo Viana
 
Nasceu em Angola e vive em Lisboa. É professor há 35 anos e está nesta escola desde 1994.
Adora ir ao cinema e gosta de caminhadas. Foi ao Gerês com os seus alunos 32 vezes e, para continuar a caminhar e comunicar, escreveu Uma vida sem problemas.
 Num tom coloquial e com sentido de humor, o professor de matemática do 12º ano mostra-nos a matemática escondida em muitas situações do quotidiano. Entender os problemas, prevê-los ou até controlá-los, ajuda a ter uma vida sem problemas.
Sem erudições, os problemas e os desafios fluem naturalmente, fruto de muita pesquisa.
 Concordo que “ a matemática está em todo o lado é preciso é saber olhar”, e apoio quem tem a coragem de escrever, na página 33:” Não conheço jogo mais desonesto do que o totoloto”. E assim passei a poupar, semanalmente, alguns euros.
Mas gosto, especialmente, na página 70 de uma fotografia. Nessa foto há 121 pessoas, com vestidos frescos, estão sorridentes, com Uma vida sem problemas. Dos 121 professores, 7 têm os olhos fechados e apenas uma está de calções, curtos, cor de rosa...
E, para terminar, deixo ao Zé Paulo um desafio, o nº 51:
- Quanto é que os 121 professores recebem de direitos de autor?
                                                                                                     Ana Faria
      Passámos à Apresentação dos livros pelos seus leitores:
D. Célia Fernandes

7º 1 - Tomás Costa
Leonor Antunes - 11º 5 -  "Jane Eyre"
Inês Ramalho - 11º 5 - "Os Pilares da Terra"

Beatriz Malheiros
Marcos Bilro - 12º 9 - "I have no mouth and I must scream"
11º 10 - Guilherme Lima
Margarida Gonçalves - 11º 10 - "As cinco pessoas que encontrei no céu"
E... as Exposições
                 Exemplares autografados pelos escritores
 "Manhã Submersa" e "In Memoriam"- Mª Joaquina N.Júlio)
A Biografia de Vergílio Ferreira num pinheiro
Diários de Leitura


8º 3 e 4 - Substâncias Aditivas








Parangolês de Timor


E na Escola, pudemos ainda assistir a:
                                   Perdidos e Achados

EX ALUNOS VOLTAM À ESCOLA SECUNDÁRIA DE VERGÍLIO FERREIRA


CATARINA LEMOS OLEIRO MACEDO CARTAXO
Futura Gestora do Lazer e Animação Turística e Professora de Animação Desportiva
12º ano na Área de Artes. Delegada de turma desde o secundário. Representante de Conselho Pedagógico de 2011/2012. Estudante da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril. Licenciada em Gestão do Lazer e Animação Turística. Professora assistente de uma cadeira de 2º ano, Animação Desportiva (Danças de Salão). Animadora no Centro Pedagógico do Jardim Zoológico de Lisboa e voluntária Banco Alimentar, Comunidade Vida e Paz. Foi baby-sitter “privada” e promotora de marcas. Foi atriz da companhia de teatro “Palhaços do Mundo” e da TIL e bailarina da “crew” 1st Position. Projeta fazer Mestrado, em Erasmus, na área de Organização de Eventos e trabalhar numa empresa da mesma área, onde supere todos os desafios propostos.
NUNO FILIPE GONÇALVES
Futuro Piloto de Aviões - Atualmente a terminar o curso de Piloto de Linha Aérea de Aviões na escola AWA, Aeronautical Web Academy. Frequentou o 1º ano de Ciências Aeronáuticas na Universidade Lusófona. Foi aluno da Cambridge School de língua inglesa e também da língua alemã, até ao 3º ano. Em Munique estudou alemão por 1 mês. É guitarrista/músico. Possui 5 anos de experiência, tocando em bandas amadoras e está atualmente a criar um projeto nesse âmbito. Tem a ambição de um dia se licenciar na área musical e ir o mais longe possível com uma banda. Após o curso de piloto, pretende aprender francês por ser vantajoso ao exercício de piloto e tirar o Type Rating de Airbus A320 no estrangeiro para posteriormente poder procurar emprego numa companhia aérea comercial à escala quase mundial. O objectivo de vida é certamente voar, conhecer o mundo e compor música relevante.
CONSTANÇA BETTENCOURT
Futura Escultora e Cantora Lírica
Curso de Ciências pensando na carreira em Medicina. Acabou por pedir transferência para o Curso de Artes. Em 2011, entrou na Faculdade de Belas Artes de Lisboa, no Curso de Escultura. Frequenta o 2.º ano. Há 3 anos no Conservatório Nacional de Lisboa no Curso de Ópera. Há cinco anos pertence ao Coro Juvenil de Lisboa. São cursos, emocional e fisicamente complexos, uma vez que no mundo artístico o aluno tem que se expor e defender o seu trabalho, aceitar e compreender críticas e diferentes pontos de vista e, principalmente, ser humilde para que possa crescer enquanto aspirante a artista. A sua motivação e objectivo profissionais são a Arte Plástica. Mas, encontra na música uma grande satisfação pessoal. Nas férias, trabalha como monitora nas colónias de Carnide. Sente falta de disciplinas como Português, porque a escrita sempre foi o seu forte. Planeia finalizar ambos os cursos; fazer Erasmus em Itália e mestrado em Escultura. Provavelmente continuará a estudar. Talvez licenciar-se na Faculdade Superior de Música e tirar um curso numa área diferente, como Literatura ou História. Emigrar é uma ideia bastante real, dadas as dificuldades a enfrentar enquanto artista plástica e cantora lírica, em Portugal.
JOANA FILIPA FERREIRA CASTANHEIRA
Futura Enfermeira
Estudante Universitária, no 4º ano da Licenciatura em Enfermagem, na Escola Superior de Enfermagem de Lisboa. Foi assistente de vendas na Throttleman, THROTTLEMAN, BRASOPI, Comércio, Vestuário, e atualmente, na Claire’s, WHITECLAIRE’S ACESSORIOS PORTUGAL, UNIP.,LDA., Comércio, Vestuário, onde desenvolveu experiência de contacto direto com o cliente; atendimento personalizado; venda e reposição de stock; organização da loja; e elaboração de inventários. Faz voluntariado no Banco de Voluntariado de Lisboa, desde Dezembro de 2009. Praticante de Natação de Competição de 1999 a 2004. Tem conhecimentos vastos em Primeiros Socorros, Gestão de Stress e Desenvolvimento Pessoal e Socio - Profissional, adquiridos na frequência da Licenciatura em Enfermagem. Tem carta de Veículos Ligeiros.
JOÃO TIAGO GUEDES MARECOS
Futuro Advogado
No 4º ano da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Foi assistente de Telemarketing – Outbound na empresa Omena (2010) e na Summer Trainee na Linklaters (2012): em Portugal, na área de Tax, e em Londres, na área de Banking. Foi Presidente da Associação Académica da UL e membro do Senado desde Fevereiro de 2012. Foi membro do Conselho Disciplinar do Senado da UL e membro do Conselho de Garantia da Qualidade da UL desde Março de 2012. Representante dos alunos no C. Pedagógico da Faculdade de Direito da UL de Novembro de 2011 a 2012 e representante dos alunos na Assembleia da Faculdade de Direito da UL desde Dezembro de 2012. Jogou Futebol de onze federado, durante 5 épocas no Sport Futebol Palmense e na equipa universitária da Associação Académica da Faculdade de Direito desde Dezembro de 2010. Foi vice-campeão do I Campeonato Nacional de debates académicos, em Fevereiro de 2012. Pretende seguir a via da advocacia, prioritariamente onde os desafios apresentados exijam sempre algo de novo da sua parte, sem medo em assumir a liderança, esperando encontrar um meio com grandes potencialidades de crescimento.
PEDRO SAMPAYO RAMOS
Comissário de Bordo
Frequentou a Escola Secundária de Vergílio Ferreira no terceiro ciclo e ensino secundário. Frequentou o 1º semestre do curso de Engenharia e Gestão Industrial na Universidade Nova de Lisboa. Foi viver para Londres com o intuito de melhorar a sua fluência na língua inglesa e trabalhou num restaurante durante 2 meses. Regressado a Portugal, inscreveu-me no curso de formação inicial de tripulante de cabine. Formou-se na escola portuguesa de aviação OMNI Aviation Tranning Centre. Exerceu o cargo de Comissário de Bordo na empresa portuguesa Euroatlantic Airways, durante 38 dias, tendo estado numa operação entre Nigéria, Mali e Arábia Saudita. De momento, espera assinar um novo contrato com a empresa e ambiciona regressar à faculdade no próximo ano letivo.

Final do torneio de Voleibol
E as Exposições
Das Artes (12º 10)
e "A vida na Sec. Vergílio Ferreira" (10º6, 12, 11º 13 + 12º 10 e 11)
Ainda fomos à 
Conferência sobre "Ética no Desporto"

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Silenciosos passam os dias - um poema

Estenderam aos dias um tapete de seda
Para que corressem céleres e discretos
Como crianças descalças nos bosques,
Que silenciosamente correm entre as árvores,
Saltitando nos pequenos pés desnudos.

Não sei quem o fez, mas foi mal feito,
Porque agora queremos agarrar
Os matreiros dias velozes,
Mas nem mesmo os ouvimos chegar,
Porque passam nesse tapete
Num silêncio de morte e perda,
Pois, em comparação, o som
De pés pisando o manto castanho
De folhas do Outono, seria
Como o trinado de um pássaro
Abafando o rastejar de uma minhoca.

Assim, os dias aprenderam a lição
E fogem rapidamente
Com os pés envoltos em algodão,
Deslizando entre as árvores do silêncio,
Deixando para trás escassos rastos etéreos
Do tempo em que adejaram pelos bosques.
Tomás Vicente 12º9ª

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013


Dia da Escola na Biblioteca - 28 de Janeiro
Programa







"Diários de Leitura" 

Exposição 



"Comparangoleiros"

Parangolês de Timor no Átrio da Biblioteca


Parangolês de Timor no Átrio da Biblioteca

"Comparangoleiros" é sobretudo uma rede de alunos, professores e artistas que realizam performances com tecidos pintados, designados por "parangolês", performances públicas de arte comunitária em que os grupos adquirem conhecimentos sobre a sua cultura e a cultura dos outros companheiros da rede.


Encontro de Leitores - Auditório I
Convidados: 
10h - Maria Teresa Gonzalez
7º 1 e 2 + 8º 1 e 4
12 h - Pedro Cotrim
11º 5 e 10 + 12º 2 e 9
12h - José Paulo Viana
11º 5 e 10 + 12º 2 e 9
Na Escola, terás ainda a oportunidade de assistir a:

8h 30m - Final do Torneio de Voleibol no Pavilhão Gimnodesportivo -   9º 1, 2, 3 e 4 + 10º 1, 2, 3, 8 e 9

9h 55m - "Içar da bandeira" na entrada.

10h     Conferência sobre "Ética no Desporto", com o Grupo Nacional de Ética no Desporto. Turmas - 12º 4, 6, 7, 8 e 9.

12h      - Apresentação do Núcleo de Ginástica Artística Mini Trampolins do Núcleo de Desporto Escolar da ESVF.  

Ao longo do dia - Apresentação dos trabalhos sobre "Substâncias Aditivas" do 8º anocom as convidadas, Enfermeira Mónica do CSB e Estagiárias de Enfermagem da ESEL - Dinamizadores - PPES e alunos do 8º 3 e 4.
 
12h - Conferência "Perdidos e Achados" - convidados - ex-alunos António Cortez, Catarina Cartaxo, João Marecos, Joana Castanheira, Francesco Meoli, Constança Bettencourt, Pedro Ramos - 11ºs anos e restante comunidade educativa no Auditório II.

Exposição "Para ser... SER!" - 12º 10 no bloco EN 
e
"A vida na Escola Secundária Vergílio  Ferreira"
10º 6 e 12 + 11º 13 + 12º 10 e 11 no bloco EN.














terça-feira, 22 de janeiro de 2013


Há novidades neste período! A tua biblioteca alterou alguns procedimentos e tu podes conhecê-los aqui. Para isso, deves ler o Regulamento Interno. Uma das coisas que mudaram foi o número de dias que tens para ler um, ou mesmo, dois livros (15 dias).
Há um quiosque na entrada - um computador - onde registarás a tua entrada e o que vais fazer, assim como poderás consultar os livros e os filmes existentes na tua biblioteca.
Também encontrarás uma Caixa de Sugestões para que as tuas ideias possam ter voz mais rapidamente.
Todos os meses haverá um "Livro do Mês" numa montra para esse efeito.
Não te esqueças do espaço próprio para exposições temáticas.
Ficas a saber que se vai formar uma equipa para o lançamento do futuro Museu Virtual com arquivo fotográfico do percurso da nossa escola/biblioteca.
E agora, é só esperares pelo programa do Dia da Escola - 28 de Janeiro.


quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

J.R.R.Tolkien - Criador de Mundos e de Sonhos





O escritor, poeta, filólogo e professor universitário John Ronald Reuel Tolkien nasceu em Bloemfontein, na África do Sul, então colónia britânica, a 3 de Janeiro de 1892 e morreu em Bournemouth, na Inglaterra, a 2 de Setembro de 1973, aos oitenta e um anos de idade

J.R.R.Tolkien, mais conhecido pela sua obra literária e pelas subsequentes adaptações cinematográficas, foi um estudioso das línguas arcaicas, especialmente do Anglo-Saxão e do Islandês Antigo. A sua erudição, no entanto, abrangia diversas línguas e literaturas, desde o finlandês ao espanhol, e é, ainda hoje, tido como um dos maiores (senão o maior) filólogo do século XX, homem com uma vasta e simultaneamente profunda cultura, inteiramente dedicado à vida académica e ao papel de professor, tendo ensinado em duas das mais célebres faculdades de Oxford ao longo dos seus cerca de quarenta anos de carreira académica.

Numa época em que a literatura de fantasia domina as montras, é conveniente lembrar e enfatizar a qualidade de obras como O Senhor dos Anéis e O Silmarillion e recordar um homem apelidado, frequente e justamente, como o pai da fantasia moderna. Ainda que publicada há já quase sessenta anos, a inventividade e capacidade de inovação da sua obra prima ainda não foi superada e é justo afirmar que o pai da fantasia moderna continua também a ser o escritor de maior génio de entre todos os que cultivaram e cultivam o género. 

Aqui fica a recomendação de leitura das suas obras, dez delas publicadas em Portugal, e o visionamento deste documentário passado em 1968 pela BBC, em que o próprio autor nos dá a conhecer as circunstâncias do desabrochar de todo um manancial de criação literária.

Tomás Vicente nº 21, 12º9ª

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Votos de Feliz Natal para todos!


A toda a comunidade escolar, VOTOS DE BOAS FESTAS, esperando que o Natal traga a todos muita alegria e que o Ano Novo venha proporcionar novas e enriquecedoras experiências!

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

C.S.Lewis - o "Apóstolo dos Cépticos"



(tradução rudimentar: "O que é espectacular é estar sempre a ler e nunca me aborrecer - pensem nisto não como um trabalho mas como um vício. Os nossos gastos em livros devem ser sempre a nossa maior extravangância" - C.S.Lewis, em carta a Derek Brewer a 4 de Agosto de 1941)


Clive "Jack" Staples Lewis (Belfast, 29 de Novembro de 1898 - Oxford, 22 de Novembro de 1963) foi um escritor, poeta, teólogo, filósofo e professor universitário irlandês. Destacou-se pelo seu intelecto entre os seus pares académicos e como professor talentoso, e também pela sua activa participação no esforço de guerra britânico por altura da Segunda Guerra Mundial, período durante o qual fez inúmeras gravações para a rádio BBC, passando uma mensagem de esperança baseada na fé cristã, o que lhe granjeou o epíteto de "apóstolo dos cépticos". Escritor prolífico, entre as suas obras mais conhecidas contam-se os livros da série As Crónicas de Nárnia e o romance Till We Have Faces

No dia em que se comemora o aniversário da sua morte (ocorrida exactamente uma semana antes do seu sexagésimo quinto aniversário, devido a uma paragem renal), é preciso lembrar as inúmeras contribuições daquele que foi um dos grandes vultos das letras inglesas do século XX...

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Sobre Livros Velhos - Tentativa de Desmistificação


Livros velhos! Detesto esta expressão - ou melhor, detesto quando é usada em sentido pejorativo. As opiniões dividem-se quando se coloca a questão se na sociedade actual se lê mais ou menos do que se lia antes. Talvez alguns sectores da população leiam mais livros mas de menor qualidade do que anteriormente. Neste grupo incluem-se, é claro, os jovens. Na generalidade, até vamos lendo, mas se formos a ver o que mais se lê, descobrimos títulos de séries como O Capitão Cuecas e O Diário de um Banana no «top» de requisições das bibliotecas escolares - convenhamos que, por muito (ridiculamente) cómicos que forem estes livros, ficar-se preso nesta "etapa" da descoberta da leitura é como ficar preso à etapa dos brinquedos da primeira infância. Se isto diz alguma coisa acerca de nós, também aquele célebre frase de uma pessoa que se vê perante uma gama de livros que tem de escolher o faz: "esse livro não, que é velho..."
O primeiro caso em que se ouve dizer de um livro que é velho ocorre quando o emissor deste juízo se depara com um livro escrito há muito tempo. Imaginemos duas pessoas que vão juntas às compras e entram numa livraria. Uma delas (possivelmente mais nova) quer levar um livro qualquer e, deparada com o vasto acervo da loja, põe-se a escolher, com a outra pessoa colada ao ouvido a murmurar conselhos e a emitir críticas às possíveis escolhas. Eis senão quando, aparece-lhes à frente um exemplar...sei lá...de Guerra e Paz, de Tolstoi. A pessoa que vai à frente pega no livro, folheia-o e a outra pessoa, assim que vê o título no cabeçalho das páginas abertas, diz logo: "Ai, não leves esse, que esse é velho" e a outra pessoa, se for influenciável (como sucede demasiadas vezes hoje em dia), larga logo o livro, como se este estivesse cheio de bolor. Podia ser dito "não leves esse, que está ultrapassado", mas não, as pessoas insistem em associar àquilo que tem uma história já avançada em anos com a ideia de que nada tem para oferecer à actualidade, rotulando tudo como "obsoleto", "fora de moda", normalmente dizendo tacitamente que "é grande, chato, e eu não consegui lê-lo". Assim, e como as pessoas são, infelizmente, influenciadas sem sequer terem a noção de que o são, provavelmente, se uma mãe disser vezes suficientes a um filho que Tolstoi é "velho" e "chato", provavelmente essa ideia irá enraizar-se nele e, quando questionado, dirá categoricamente: "Tolstoi é chato". Depois perguntam-lhe "Que obras dele é que leste?"; não, não leu nenhuma, mas a mãe disse que era chato, por isso sempre o achou chato. "Então mas como é que sabes, se nunca leste?". A partir daqui, talvez uma parte destas pessoas tenha a curiosidade de ir ler Tolstoi para ver se é mesmo verdade o que a mãe dizia, mas isso pode demorar muito tempo ou nunca acontecer.
Sei disto por experiência própria. Eu cheguei tarde aos prazeres da leitura. Já andava no sexto ano quando finalmente descobri que ler é uma das melhores coisas que se pode fazer. Mas mesmo depois de começar a ler, não li logo muitos livros que depois vim a apreciar e admirar por causa desta assumpção de que as opiniões baseadas no não conhecimento do pai ou da mãe são verdades absolutas. Eu lembro-me de, por alturas de 2007, ter ido à Fnac e de um funcionário simpático me ter aconselhado a ler A Guerra dos Tronos. Comprei o livro, mas quando a minha mãe exerceu o seu poder de censura e o leu primeiro, pôs o livro na prateleira mais alta e classificou-o de "chocante, horrível...não o leias". Mais tarde, sucedeu o mesmo com O Imperador de Portugal, de Selma Lagerlof («não leias, é muito triste») e com o fantástico épico O Senhor dos Anéis (para esse, a descrição foi mesmo "é velho e chato", o que não podia ser mentira maior, pois foi talvez o livro mais belo que li até hoje). Por aqui se vê o que se perde seguindo conselhos pré-fabricados sem os pôr à prova por experiência própria. E por aqui se vê também o que se perde ao descartar das nossas leituras todos os livros que ouvimos classificar como "velhos". Não esqueçamos que, muitas vezes, são as obras mais antigas que mais têm para nos ensinar: livros como Beowulf, escrito há mais de mil anos, ou Os Lusíadas, escrito há cerca de quinhentos, passando também por outros marcos da literatura, até aos de um passado recente, como é o caso de Guerra e Paz e d' O Senhor dos Anéis, são documentos valiosíssimos, produto (aparentemente) de uma colheita esquecida. Longe vai o tempo em que os antepassados eram sempre minuciosa e respeitosamente estudados. Agora simplificamo-los. Não faz sentido.

Outro caso, talvez mais facilmente detectável, em que se aplica com demasiada altivez o termo "velho" a um livro é quando se nos depara uma edição algo antiga, possivelmente com páginas amarelas, eventualmente sublinhada e anotada. Já todos ouvimos dizer, "deita-se esse fora, que é velho, e guarda-se o que chegou novinho em folha". É pena que se tenha tão pouca estima pela história dos objectos em si mesma. Se um livro está gasto, possivelmente terá sido muito manuseado. Logo, deve conter alguma coisa de valor, algum ensinamento, alguma qualidade. Há algum tempo, veio-me parar às mãos um manual de Português do 7º ano que alguém já não queria. Tinha sido já muito usado, de tal modo que a lombada, desgastada até ao máximo, estava quase a separar-se. O meu sétimo ano já vai longe, mas guardei-o na mesma. Ora, vim mais tarde a descobrir, ao folheá-lo, que tinha uma excelente síntese dos conhecimentos elementares de gramática  mesmo no fim, com bons diagramas e tabelas que, mesmo agora, me são úteis.

É, portanto, engraçado constatar que o adjectivo "velho", quando aplicado a um livro, é totalmente descabido. Por mim, prefiro usar, em qualquer um destes casos, o adjectivo "venerável", muito mais adequado.

Tomás Vicente nº21, 12º9ª

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore



Esta pequena curta-metragem, "The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore", foi a vencedora do Óscar de 2012 para a melhor curta-metragem. É uma alegoria muito perspicaz e comovente acerca do papel dos livros na nossa vida e devia ser passada em todas as escolas e visto por toda a gente!

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Livros de Saramago para todos!



Lembramos a todos os bibliófilos e leitores entusiastas do nosso agrupamento que até domingo, dia 18 de Novembro de 2012, está em curso uma promoção na compra de qualquer livro de José Saramgo (50% de desconto), a propósito da comemoração do 90º aniversário do seu nascimento! APROVEITEM E...


BOAS LEITURAS!



José Saramago
faria 90 anos hoje, 16 de Novembro

"Não tenhamos pressa, mas não percamos tempo." José Saramago