Os professores, Ana Cirne, Rui Reis, Ana Faria e Rui Ferreira, dinamizaram as actividades
Integrados no Projecto Escola Mundo, as turmas de 7º e 8º an0 comemoraram os sessenta e dois anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos com uma exposição e debate que resultaram da investigação e leituras sobre o tema realizadas ao longo dos meses de Novembro e Dezembro A professora Ana Faria, coordenadora do Projecto Escola Mundo com alguns alunos
A biblioteca promoveu para os professores da nossa escola que se quiseram inscrever um work-shop de escrita criativa dinamizado pela escritora Margarida Fonseca Santos que decorreu em Novembro.
Todos ficaram com vontade de repetir a experiência e fica, desde já, a promessa de convidar a escritora para o próximo ano.
A biblioteca convidou os alunos do 7ºano, os seus pais e os professores de Língua Portuguesa para um Serão de Contos dinamizado pelas escritoras, Margarida Fonseca Santos e Rita Vilela.
Foi um momento especial em que todos regressámos à magia da infância e uma motivação para a leitura. No final, todos quiseram saber mais sobre aquelas histórias e muitos pais e alunos fizeram questão de comprar os livros das nossas convidadas.
Para os interessados, aconselhamos uma visita à biblioteca, onde podem ser requisitados os livros destas escritoras.
Os alunos da turma de Artes do 12º Ano iniciaram o ano lectivo com uma exposição de trabalhos de Oficina de Artes, inaugurando os belos espaços do bloco H.
Os alunos das turmas 8º1ª e 8º2ª, integrando-se no Ano Europeu de Combate à Pobreza e no Projecto Escola - Mundo, dando expressão ao eixo orientador do nosso Plano Anual de Actividades, " Da Exclusão Social à Cidadania", investigaram este tema através de muitas leituras e pesquisas e, no final, recolheram imagens que evidenciaramm bem as assimetrias deste mundo e a extrema pobreza em que muitos seres humanos vivem.Dessa exposição ficam as imagens.
e Na Fundação Medeiros de Almeida, existem uns belíssimos painéis de azulejo que faziam parte da Quinta dos Inglesinhos, local onde hoje está situada a nossa escola. Ainda temos vestígios da quinta na escola actual e, esperamos nós, vão ser preservados para que a memória de outros tempos não se perca. Numa visita de alguns membros da equipa da biblioteca à Fundação Medeiros de Almeida, tivemos esta agradável surpresa. Para os interessados, aconselhamos uma visita à Fundação Medeiros de Almeida, por esta e muitas outras boas razões, pois nela se encontram belíssimos exemplares de pintura, cerâmica, mobiliário, relógios,etc... Como a Fundação fica perto da Cinemateca, façam como nós, visitem este belo espaço restaurado e almocem...
Nestes tempos de informação fácil e rápida, lembrar o caminho do homem para o conhecimento através das palavras deste ser humano genial que foi o cientista e escritor Carl Sagan reconcilia-nos com a humanidade e faz-nos ter confiança e esperança. As bibliotecas renasceram, voltaram a ser espaços valorizados e muito procurados por gente de todas as idades, ao contrário do que alguns vaticinaram.
Este ano, a apresentação aos alunos do 7º ano começou com a harmonia do violino do Manuel João, do 8º 2ª, e com as boas vindas da nossa directora aos novos alunos e pais. É um bom começo nesta nova escola!
A 4ª turma, ainda sem directora de turma.
A 3ª turma com a sua directora de turma, profª Inês Costa
A 2ª turma com a sua directora de turma, profª Zélia
A 1ª turma com a sua directora de turma, profª Fernanda Ventura.
A BECRE recebeu os novos alunos para lhes falar das suas actividades e, sobretudo, de leituras.
O Projecto Educação para a Saúde, apresentado pela sua coordenadora, profª Ana Carita e pela profª Isabel Martins procurou cativar os novos os alunos para hábitos de vida saudável, começando , naturalmente, pela alimentação.
Houve outras actividades coordenadas pelos professores de Artes e de Ciências que promoveram a motivação para essas áreas do saber, mas até ao momento não dispomos de imagens. À equipa de professores e funcionários responsável pelas actividades de dia 14 de Setembro a escola agradece.