quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Exposição da profª Teresa Lima em Óbidos

Os Sete Cabritinhos é o título da exposição inserida no projecto europeu “Os Contos do Caminho”, patente na livraria-galeria O Bichinho de Conto, em Óbidos. São ilustrações do conhecido conto tradicional, amplamente difundido e popularizado a partir da versão do clássico dos Grimm, que continua a ser um marco da literatura para a infância.

A versão de Tareixa Alonso, publicada pela OQO, é completada com as ilustrações de Teresa Lima. Nelas representam-se claramente as personagens, um lobo atractivo e outras figuras que podem servir como matéria para ajudar a criança a confrontar-se com os seus medos. O trabalho de Teresa Lima ajuda a criar um universo visual que vem acrescentar ao texto original inúmeras hipóteses de leitura, introduzindo pontualmente algumas notas de humor.

A mostra ficará patente até 20 de Março de 2010. É sempre uma renovada oportunidade para visitar a belíssima livraria de Casais Brancos e apreciar os obras da nossa querida professora.
Façam uma visita Óbidos!




terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

PNL - Semana da Leitura - 1 a 5 de Março

Nesta Semana da Leitura,convidamos os nossos alunos para virem falar dos seus livros preferidos,ler um excerto muito interessante ou dar sugestões de leitura a colegas e professores.
Inscreve-te no CRE, nós arranjamos o teu público, pode ser uma turma de Português,o CRE ou até a sala de professores.
Sabemos que os nativos digitais estão a ler cada vez mais, embora muitos não acreditem.
Aparece no CRE e inscreve-te, nós fornecemos os livros necessários!



sábado, 20 de fevereiro de 2010

Escritores na Escola - Bruno Matos

No dia 18 de Fevereiro, com o patrocínio da editora Saída de Emergência, e a convite da BECRE, o escritor Bruno Matos esteve presente na nossa escola.
Estiveram nesse encontro as turmas 7º3ª, 8º4ª e 9º1ª.
O Marco Graça, do 8º4ª, deu o seu testemunho sobre o livro Illusya, o Reino Encantado, e vários
alunos do 7ºano colocaram muitas questões sobre o trabalho de um escritor, as suas fontes de inspiração e alguns aspectos da sua vida pessoal.
Achámos o Bruno Matos muito simpático e tão disponível que ficámos com vontade de o convidar mais vezes.
Um conselho que nos deu: é preciso ler muito, em qualquer sítio, mas também é preciso ir ao cinema, jogar no computador, fazer desporto, passear, fazer trabalhos para ajudar a família...nada é incompatível, e não esquecer que somos a geração digital...




Bruno Matos nasceu em 1975. Cursou Relações Públicas e Publicidade no Instituto Superior de Novas Profissões, que concluíu em 1997. Trabalhou como redactor numa revista especializada e ingressou na RTP, na área de promoções.
Aos cinco anos criou as suas primeiras histórias, que, na falta de palavras escritas, elaborou em banda desenhada. Ao longo dos anos tomou-lhe o gosto e o jeito e nunca mais deixou de desenhar e escrever aventuras, tendo nesse percurso, participado em diversos concursos de BD. Publicou as suas primeiras ilustrações num livro de Alexandre Honrado, um escritor que o incentivou a publicar as suas próprias histórias. Depois de descobrir o sucesso das aventuras de Harry Potter, criadas por J. K. Rowling, ganhou coragem para reescrever uma antiga história e recuperar um velho mapa, ambos concebidos quando tinha doze anos

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

La Saint Valentin - Le 14 février

Festejámos o dia de S. Valentim na BECRE, onde os alunos de Francês escreveram as suas mensagens de amor com destinatário e sem detinatário. Estas serão entregues no primeiro dia de aulas após o Carnaval.





terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Dia da Internet Degura - 9 de Fevereiro

No Dia da Internet Segura 2010, a 9 de Fevereiro, a rede europeia Insafe, responsável pela iniciativa, vai lançar a campanha "Think before you post". Em língua inglesa, o tema aparece na engraçada expressão "Think B4 post U".

Think B4 post U



terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Salvem o Planeta

Um grupo de alunos da turma 12º2ª, Francisco Lopes, João Arteiro e José Moleiro concorreram às Olimpíadas das Energias com um pequeno filme que apela à nossa consciência ecológica.
A boa notícia é que, numa das votações previstas, ficaram em primeiro lugar.
Parabéns ao grupo!