quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Aprende a descodificar o teu mundo


A partir deste anoo prémio a atribuir no âmbito do desafio lançado para o Mês Internacional da Biblioteca Escolar designar-se-á Prémio Teresa Calçada.  O tema proposto é




O desafio consiste em apresentar uma ideia inovadora, que se consubstancie na criação de um produto ou ideia de melhoria de um serviço, relacionado com uma das áreas de trabalho da biblioteca escolar. Cada agrupamento pode candidatar-se a este concurso, com a proposta que considerar melhor, de acordo com o regulamento. A ideia vencedora, bem como os seus autores, serão premiados. 


 A candidatura a este  Concurso de ideias decorre até ao dia 31 de outubro.


domingo, 16 de outubro de 2016

FÓRUM XX ANOS

Fórum Internacional 20 anos RBE, organizado pela Rede de Bibliotecas Escolares, presidido pela Coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares, Dr.ª Manuela Pargana Silva, decorreu no dia 14 de outubro, na Fundação Calouste Gulbenkian.





 Revisitaram-se estes 20 anos: o início do “lançar a rede”, em 1996, com a presença dos seus protagonistas, a homenagem à Dr.ª Teresa Calçada, coordenadora do Programa da Rede de Bibliotecas Escolares (1996-2013), a mensagem de reconhecimento pelo trabalho realizado, proferida de S. Ex.ª o Presidente da República, Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa entre várias intervenções; mas também de reflexão sobre como responder às exigências do futuro e da Era da Conetividade.
O Fórum foi transmitido em streaming.




segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Pela Cidade Fora | Educação Para a Mobilidade


No âmbito do Projeto Pela Cidade Fora (www.pelacidadefora.pt), iniciativa conjunta da EMEL e da CML, através do Departamento de Educação, tendo por base a coleção de livros escrita por José Fanha  realizou-se hoje, dia 03 de Outubro, pelas 10h 00, na Escola Básica Professor Lindley Cintra (Lumiar) uma sessão de dinamização com a presença do escritor, do Diretor do Agrupamento de Escolas Professor Lindley Cintra e da responsável pelo Departamento da Educação da CML que afirmou pretender com este projeto “ humanizar a cidade, transformá-la e devolvê-la às pessoas”.

Dezasseis mil livros serão distribuídos nas sessões para os mais jovens, numa iniciativa conjunta da EMEL e da CML, orientada para a formação da cidadania das novas gerações, com enfoque na Mobilidade em Lisboa.

A sessão destinou-se a todos os professores bibliotecários e/ou professores envolvidos neste projeto nas escolas.
Esta iniciativa está igualmente inserida no âmbito do Programa de Outubro Mês das Bibliotecas Escolares.
José Fanha terminou a sua apresentação com a leitura dos últimos versos da obra destinada aos alunos do 10º ano, A minha cidade é feita de luz:

Desce a escada abre a porta entra na rua.

                                                  Eis a cidade
                                                   A tua cidade.

                                            O lugar onde todo o abraço é possível.