sexta-feira, 23 de fevereiro de 2007

O que já fizemos este ano?

No primeiro período, criámos um clube de leitura com encontro marcado uma vez por período e aberto a professores, alunos, pais e funcionários.
Convidámos a escritora Maria Teresa Maia Gonzalez para uma sessão com os alunos do ensino básico. Além disto, criámos algumas actividades para as aulas de substituição, alárgamos o horário para dar mais resposta aos trabalhos da Área de Projecto e, em parceria com os professores de História e alunos de diversos anos, criámos a Comemoração dos Dias Históricos.

Clube de Leitura

Resolvemos escolher, para o primeiro encontro de leitores, um livro polémico: O Eduquês em Discurso Directo de Nuno Crato e também alguns livros que se inserissem nos conteúdos do programa do 10º Ano, pois queremos começar por cativar para o clube os alunos que este ano iniciaram o ensino secundário. Assim, fizeram também parte do primeiro encontro do clube os livros que vos apresentamos: Não te Deixarei Morrer David Crockett - Miguel Sousa Tavares, Um Dia Atrás do Outro - Laurinda Alves, Primeiro as Senhoras - Mário Zambujal, Contos Exemplares - Sofia de Melo Breyner, O Físico Prodigioso - Jorge de Sena.

Balanço:

Muitos professores leram o livro de Nuno Crato que esteve presente na nossa escola e participou num debate informal. Durante esse encontro de leitores, partilhámos as nossas angústias pedagógicas. Os alunos participaram em reduzido número nesse encontro, mas apresentaram as suas leituras aos respectivos professores, na aula.




Sem comentários: