terça-feira, 11 de novembro de 2008

A Hora do Conto - Um Plano de Promoção da Leitura

A professora Ivone Alcobia leu também o conto do jovem escritor angolano OndjaKi
A professora Terezinha contou o conto " Um Pingo de Chuva" de Ondjaki, o jovem escritor angolano. Quanta ternura e amizade naquela escola...

A professora Manuela Henriques contou também o conto ," Um Pingo de Chuva ", de Ondjaki, o jovem escritor angolano.É uma história terna sobre a amizada entre professore e alunos .



O David e o Mário contaram um conto de Margarida Rebelo Pinto, Podia Ser Mentira, Mas É Verdade, e encantaram o público com as suas belas vozes.




A história mostra como os escritores se alimentam da realidade para fazerem as suas histórias.




O professor José Paulo Viana contou um conto de Ondjaki um jovem escritor angolano, " Um Pingo de Chuva" uma história de escola, de terna amizade entre professores e alunos.





A Andreia Alexandre e a Maria Teixeira divertiram o pessoal com dois contos de Mia Couto, Mana Celulina Esferográvida e O Mendigo Sexta-Feira Jogando no Mundial, retirados do livro,Fio das Missangas.





O Bruno Matos leu " A Viúva Junto ao Rio" de José Luís Peixoto.


É uma história triste... "Aproximei-me do rio, da árvore velha e sentei-me. Passaram instantes em que o esperei, em que imaginei que ele pudesse não vir…...O rio continuava o êxodo das coisas belas.…Senti uma mão tocar tocar-me no ombro, voltei-me e vi o sol. Perguntou: Posso sentar-me? Sentimos a presença um do outro. O rio sentiu a nossa presença. O meu olhar ia com o rio. Havia uma aragem que trazia a água, que trazia o fresco da água. Senti os seus dedos no meu pescoço, na minha face, nos meus cabelos. Virei-me para ele. O seu rosto aproximou-se. Os seus lábios aproximaram-se lentamente.…A minha mãe entrou na sala. Os seus olhos eram dois incêndios. Agarrou-me o braço com força e disse nunca mais te vais encontrar com aquele rapaz.…Levaram-me para um quarto onde nunca tinha entrado. Era um quarto que ficava do outro lado da casa."




O Prof.Rui Reis contou a "História de uma Gaivota e do Gato que a Ensinou a Voar" de Luís Sepúlveda:
"- Vais voar - miou Zorbas.
- Gosto de ti . és um gato muito bom - grasnou ela aproximando-se da beira do varandim.




(...)


- Estou a voar! Zorbas! Sei voar! - grasnou ela, eufórica, lá da vastidão do céu cinzento.


- Sim, à beira do vazio, compreendeu o mais importante - miou Zorbas .


- Que só voa quem se atreve a fazê-lo - miou Zorbas. "



A profª Mª de Jesus leu um texto de Robert Fulghum ,maravilhoso na sua simplicidade e que começava assim: " Aprendi tudo o que preciso mesmo de saber no jardim de infância...".





A profª Angelina Fortes leu duas histórias, uma sobre a criação do Universo, da Polinésia, e outra da Nigéria, " A Lebre e o Cágado".



A Sara Gallitz e a Inês Oliveira leram o conto "Ladino" de Miguel Torga.




Era um passarito que não queria sair do ninho, metáfora dos filhos que não querem crescer...




A Catarina Rosa, acompanhada do João Maltez leu o conto "Vicente" de Miguel Torga muito ligado à sua infância, pois o pai contou-lhe muitas vezes essa bela história que ilustra a força da vontade e o desejo de liberdade.




A Ana Mafalda leu " O Homem da Minha Vida" de Risoleta Pedro.


A narradora encontrava regularmente um sem - abrigo que acabou por tornar-se o homem da sua vida.



A Maria Teixeira, acompanhada da Andreia Alexandre leu o "Ladino" de Miguel Torga. Um conto que ilustra de forma admirável e um pouco irónica a recusa do pardalito Ladino : não queria voar, pois não queria sair daquele ninho tão confortável, onde a comidinha lhe vinha parar à boca sem grande esforço...


Uma bela metáfora sobre aqueles filhos que não querem crescer e fazer pela vida...


Ao longo deste ano lectivo, os alunos do 7º, 8º e 9º anos irão ouvir pequenas histórias contadas pelos seus colegas do 12º ano, por antigos e actuais professores da escola e também por alguns pais.
O plano já começou e os contadores, alunos do 12º ano, são vários:




  • A Rita Duarte,do 12º 7ª, contou um conto de Risoleta Pedro, O Homem da Minha Vid



  • A Sara Varão, do 12º 5ª, contou um conto de Miguel Torga, Miura




  • A Débora, do 12º 9ª contou um conto de José Luís Peixoto, O Sorriso dos Afogados




  • A Catarina Freitas do 12º 9ª contou um conto de Trindade Coelho, Idílio Rústico



  • A Maria Teixeira, e a Andreia Alexandre do 12º4ª o conto de Miguel Torga, Ladino,


e dois contos de Mia Couto, Mana Celulina Esferográvida e O Mendigo Sexta-feira Jogando no Mundial





  • A Ana Mafalda, do 12º 9ª contou um conto de Risoleta Pedro, O Homem da MinhaVida



  • O João Maltez, do 12º 7ª contou um conto de Miguel Torga, O Sr. Nicolau



  • A Sara Gallitz e a Inês Oliveira do 12º10ªcontaram também O Ladino



  • O Bruno Matos contou um conto de José Luís Peixoto, A Viúva Junto ao Rio



  • O David Pinto e o Mário Cotrim do 12º1ª contaram um conto de Margarida R.Pinto, Podia Ser Mentira Mas É Verdade


  • A Leonor Ferreira do 12º 7ª contou o conto O Homem da Minha Vida de Risoleta Pinto


  • O João Godinho e a Ana Loureiro do 12º7ª contaram o conto O Assalto de Mia Couto













1 comentário:

João Godinho disse...

Foi uma excelente iniciativa da qual tive muito gosto em fazer parte.