terça-feira, 7 de julho de 2009

Os livros da BECRE mais lidos no 7º e 8º anos




ROBERT MUCHAMORE nasceu a 26 de Dezembro de 1972, em Islington, Inglaterra.Trabalhou durante treze anos como detective privado, mas abandonou a profissão para se dedicar à escrita a tempo inteiro.

Robert Muchamore fala de CHERUB e de livros :

O nascimento dos livros:

"Costumo seleccionar um tema para o livro e as ideias vão surgindo aos poucos. Demoro cerca de quatro a cinco meses a escrever um livro, dedicando o primeiro mês à pesquisa. Leio muitos livros, entrevisto várias pessoas (como polícias reformados ou instrutores de natação), e faço muita pesquisa na biblioteca. Depois, organizo um plano detalhado onde determino o que acontecerá em cada capítulo. Quando o plano fica delineado, começo a escrever o livro, o que demora cerca de três meses."

Porquê escrever para jovens?

"Sempre gostei muito de ler, mas, aos doze, treze anos, deixei de gostar dos livros próprios para adolescentes e era ainda era um pouco novo de mais para ler livros para adultos. Essa foi a principal motivação para escrever CHERUB - O Recruta: escrever aquilo por que tinha procurado aos meus treze anos de idade."

Como começar a escrever um livro?

"Podemos sempre começar por escrever pequenos contos e artigos. Depois, mostrá-los ao maior número de pessoas possível e pedir-lhes a opinião.Se soubermos ouvir as críticas, podemos melhorar e ganhar mais confiança. Quando já tivermos praticado muito, podemos tentar escrever um romance. Só precisamos de uma ideia boa! "

Na nossa escola, ao longo do ano , os livros de Robert Muchamore foram os mais procurados pelos alunos do 7º e 8º anos.
Diríamos que o autor inglês descobriu a receita mágica, pois mesmo os alunos que confessam não gostar de ler se entusiasmam com estas leituras.
No concurso de folhetos e marcadores do projecto "Ler é Divertido", muitos alunos como o Pedro Pinto, o Tiago Veiga e o Gonçalo San-Payo do 8º 3ªapresentaram o Recruta.

Do blogue Livros de Companhia, feito por um adolescente de treze anos recolhemos este depoimento:

" Os agentes da CHERUB têm todos menos de dezassete anos. Vestem calças de ganga e t-shirts, e parecem crianças perfeitamente normais... mas não são.Eles são profissionais treinados, enviados para missões de espionagem contra terroristas e traficantes de drogas temidos internacionalmente. Mas, para efeitos oficiais, estas crianças NÃO EXISTEM. James é o mais recente recruta da CHERUB. É brilhante a Matemática e a CHERUB precisa dele. Esperam-no cem dias de recruta. A aventura está a começar..."









Sem comentários: