sábado, 27 de outubro de 2012

"Amor de Perdição na perspectiva dos amores juvenis de hoje"



Aqui está a gravação da palestra "Amor de Perdição na perspectiva dos amores juvenis de hoje", realizada no Pequeno Auditório do Centro Cultural de Belém na passada quarta-feira, dia 24 de Outubro, no âmbito do Ciclo Camilo Castelo Branco organizado pelo CCB para comemorar o aniversário dos 150 anos de publicação do romance Amor de Perdição. Esta palestra resultou de uma parceria entre o CCB e algumas escolas secundárias de Lisboa, uma das quais foi a nossa, representada pela professora Manuela Ramos (de Português) e pelo aluno Tomás Ferreira, do 12º9ª.

Numa sociedade em que, mais do que nunca, é preciso promovera cultura, essa divulgação passa pelo conhecimento dos clássicos da nossa literatura, em cujo cânone de textos Camilo Castelo Branco ocupa, sem dúvida, um lugar privilegiado de gigante, ainda que, muitas vezes, seja injustamente denegrido e menos considerado relativamente a escritores como Eça de Queirós.

Esse conhecimento dos marcos da nossa literatura deve ir, claro, além de uma simples leitura. Deve-se analisar o que se lê, questionar, reflectir sobre o livro, sobre a(s) sua(s) mensagem(ns), sobre o que nos ensina, etc. Usando dessa abordagem, ver-se-á, por exemplo no caso d' O Amor de Perdição, que a obra de Camilo, longe de estar datada de ser, como tem vindo a ser rotulada, "obsoleta", é um quadro vivo da condição de ser-se humano, que nos fornece modelos e personagens cujas características pessoais ainda se encontram na realidade, entre nós, todos os dias.

Mediante, pois, a importância da preservação do respeito e do amor pela Literatura Portuguesa, é com satisfação que constatamos o sucesso da participação dos representantes da nossa escola e que exortamos todos os membros da nossa comunidade escolar a "despertarem" para os encantos que nos apresenta o mundo das letras, que é, bem se pode dizê-lo, um universo com infinitos universos nele contidos. A escola, como espaço de formação intelectual e de descoberta de identidades, é o espaço certo para nos envolvermos nesse novo mundo.

Na nossa escola, em particular, onde abundam pessoas empenhadas e meios vastos, tem, por isso, existe o ambiente necessário para que as consciências despertem e as sensibilidades intelectuais floresçam, pelo que esperamos que, no futuro como no presente, se perpetue a conjuntura que permite que se aproveite o melhor de cada um, de cada situação e o melhor de cada dia.

Sem comentários: