segunda-feira, 5 de novembro de 2012


A Biblioteca de Alexandria comemora este ano o seu 10º Aniversário no dia 16 de Outubro 2012. 
A Biblioteca Real de Alexandria ou Antiga Biblioteca de Alexandria foi uma das maiores bibliotecas do mundo antigo. Floresceu sob o patrocínio da dinastia ptolemaica e existiu até à Idade Média, altura em que, alegadamente, foi totalmente destruída por um incêndio cujas causas são controversas.
Atribui-se a sua fundação ao faraó Ptolomeu I Sóterou no início do século III A.C. Plutarco (46 D.C.–120) escreveu que, durante sua visita a Alexandria em 48 A.C., Júlio César queimou acidentalmente a biblioteca ao incendiar seus próprios navios com a intenção de fazer frente a Achillas, que tentava limitar a capacidade de Júlio César comunicar por via marítima. De acordo com Plutarco, o incêndio  alastrou-se em direção às docas e daí à biblioteca.
Destinada como uma homenagem e cópia da biblioteca original, a Biblioteca Alexandrina foi inaugurada em 2002, tendo sido edificada na zona da antiga biblioteca. A imensa sala de leitura cobre uma área de 70000 metros quadrados. A proximidade do campus alexandrino determina que os universitários constituam a maioria dos seus frequentadores. Se quiseres saber algo mais sobre a história desta esplendorosa biblioteca, consulta este site.

Sem comentários: