sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

A escravatura de ontem e de hoje

Hoje em dia, somos constantemente confrontados com as inúmeras situações de escravatura em muitas zonas do globo.

Se estivéssemos a falar destas situções há uns séculos atrás, talvez até achássemos mais ou menos normal, dado que se vivia em regimes políticos em que a escravatura era legal. Mas não! Estamos mesmo a falar de acontecimentos desta crueldade em pleno século XXI.

É absolutamente inacreditável sermos, diariamente,informados de que há um largo número de crianças, e até mesmo de adultos, vítimas da escravidão.

É o que acontece em quase todo o continente africano e asiático onde as crianças são exploradas desde muito cedo e proibidas de viver uma infância, que foi substituída por anos e anos de exploração.

A única pergunta que podemos colocar a nós próprios é: “Se isto continua a acontecer, porque é que ninguém faz nada?”. A verdade é que ninguém toma medidas para acabar com isto e, até lá, irão ser inúmeras as pessoas que continuarão a ser exploradas e vítimas da escravatura.

É de salientar que estas vítimas da escravatura, são quase sempre exploradas fisicamente, sujeitando-se a situações perigosas e a uma morte certa.

É importante que se desenvolvam acções humanitárias para acabar com este problema, já que, se não se prestar ajuda, a escravatura irá continuar durante longos séculos.


Sara Estrela Oliveira

Nº 27 11º8

1 comentário:

Anónimo disse...

bom texto