segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Intemporalidade das Críticas de Camões


Luís de Camões, na obra “Os Lusíadas”, expunha as suas ideias na parte final de alguns cantos. Essas partes têm o nome de “Reflexões do poeta”.

Nessas reflexões, Camões faz, entre outras coisas, críticas à sociedade da sua época. Mas será que essas críticas podem também ser feitas à sociedade de hoje?

Uma das críticas que ele faz é sobre a corrupção, que havia naquela altura, através do ouro. Isso, nos nossos tempos, também acontece.

Naquela altura, os nobres faziam com que os camponeses trabalhassem nos seus campos para terem algo para comer e ainda cobravam impostos a esses mesmos camponeses para poderem viver bem.

Hoje, as pessoas vão descontando parte do seu ordenado para a Segurança Social, para que algumas pessoas “importantes” tenham uma boa reforma e continuem a usufruir de várias regalias.

Mas isto não acontece só nos rendimentos das pessoas.

Camões disse: “Este (dinheiro) faz e desfaz leis) (v. 2, est. 99 do canto VIII).

Assim, uma pessoa que conheça as pessoas certas e que tenha bastante poder e dinheiro, pode fazer com que se mudem as leis, de maneira a cobrir os seus “crimes”. Tudo isto pode acontecer na sociedade de hoje.

“Os Lusíadas”, nas reflexões do poeta, no final dos vários cantos adequam-se à actualidade, mesmo que os meios para corromper sejam diferentes, a finalidade vai ser a mesma.


Alexandre Silva

12º11ª

Sem comentários: