domingo, 18 de janeiro de 2009

Reflectir sobre o poder do ouro...

No séc. XVI, as pessoas não eram muito diferentes do que são agora.
Apesar de terem hábitos diferentes, eram gananciosas e faziam tudo pelo dinheiro… até mesmo matar e ,infelizmente, isso acontece ainda hoje. É claro que há excepções e, mesmo havendo tanta cobiça e ganância no mundo, ainda há pessoas que sabem viver com o que têm e ainda ajudam os outros em dificuldades financeiras.
Estas pessoas são, do meu ponto de vista, heróis, porque não se preocupam apenas com elas mesmas mas também com os outros.
Pois é, o ouro sempre teve muito poder na história da vida humana. Desde a sua descoberta, ele passou a ser a razão pela qual os seres humanos vivem, porque sem ouro (ou dinheiro) ninguém é nada...
É triste de facto, porque as pessoas esquecem-se do verdadeiro ouro que deve ser partilhado por todos, o amor. Amor familiar, amor de amigo…
O ouro é algo que nos faz viver na sua dependência, pois necessitamos de alimento, vestuário e diversão também, tudo dependendo do ouro que obtemos.
Sempre foi assim e será, porque o ouro é algo que nos faz sentir superiores aos outros, pois temos tudo ao nosso alcance, ou será que não? Uma amizade não se pode comprar, por exemplo…
O poder do ouro é imenso, mas só para nós seres humanos, porque os animais irracionais não precisam dele para nada, vivendo “apenas” do que lhes é dado pela natureza.
O ouro pode ser uma fonte de bem estar e, para alguns, uma eterna felicidade, mas pode ser também o caminho para uma morte dolorosa.

Iúri Borges nº9

12º 11ª

Sem comentários: