terça-feira, 29 de maio de 2012
Bibliotecas de Hoje
Este cartaz das bibliotecas municipais de Lisboa fez-me pensar em escrever sobre as bibliotecas de hoje. Estas são espaços ativos de múltiplas tarefas, onde nem sempre reina aquele silêncio de antigamente.
Felizmente, os nossos alunos perceberam isso e elegeram a biblioteca como um dos espaços que mais frequentam na escola.
Hoje, por exemplo, fervilhou de gente e foi uma verdadeira biblioteca do século XXI. Vejamos: vieram alunos de 12º ano para montar a exposição de Biologia e projetar um power point sobre biografias de cientistas portugueses ; outros elaboraram o cartaz para anunciar a exposição; outros foram requisitar livros, mesmo neste clima de fim de ano que já se vive; outros pesquisaram para os trabalhos de Filosofia; outros vieram requisitar filmes para as aulas; outros foram pesquisar imagens para fazer o tal trabalho de Educação Tecnológica e outros, ainda, estiveram com os professores de Biologia e Física numa aula de pesquisa de informação. Nos intervalos de tudo isto, tivemos os "habitués" a querer terminar trabalhos à última hora ou a querer saber as últimas do futebol na Bola ou nos sites específicos e outros a querer ver aquelas imagens do youtube que os fazem rir e são a nossa dor de cabeça. Ah! esquecia-me de que, no meio de tudo isto, esteve o grupo da horta a realizar um trabalho sobre as vantagens da agricultura biológica e um pequeno grupo do 10º ano a tocar e a cantar baixinho na área multimédia, preparando a sua atuação para a festa de final de ano.
São assim as novas bibliotecas! Que pena não ter registado as imagens! Seriam a concretização do cartaz!
Catarina Guerreiro
Profª bibliotecária
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
Gostei muito desta publicação. Transmite perfeitamente aquela sensação de captação instantânea da atmosfera de um lugar, num dado período de tempo (curto, mas de longo alcance em termos de significado!) :)
Tomás Vicente
dá-lhe graxa, dá
Enviar um comentário