quinta-feira, 19 de abril de 2007

Conferência - Professores para quê?

Realizou-se no auditório do CRE a 4ª Conferência promovida pela Assembleia de Escola em que o tema era a situação dos professores no novo contexto económico, social e cultural.
A comunicação de abertura foi proferida pela Presidente da Assembleia de Escola, Prof.ª Estela Bettencourt, que realçou a difícil situação em que se encontram os professores portugueses,tão pouco valorizados pela sociedade,mas sem nunca desistirem dos seus alunos.
Seguiu-se a comunicação do prof. António Teodoro, antigo presidente da Fenprof,que apresentou as novas condicionantes da escola à luz da globalização e das suas contradições.Uma citação interessante foi esta : " Nunca tantos deixaram de acreditar na escola, nunca tantos a desejaram e procuraram, nunca tantos a criticaram, nunca tantos tiveram tantas dúvidas sobre o sentido da mudança"- João Barroso .
Outro ponto interessante foi a sua perspectiva sobre o perfil do prof. hoje:
- um militante da justiça social
- um investigador da sala de aula
À tarde,, a primeira comunicação foi proferida pela prof.ªManuela Silva e centrou-se no tema " O Mundo Interior dos Professores". A questão abordada evidenciava a distância que existe entre o professor ser humano e o professor idealizado pelo próprio.Os problemas resultam do choque entre os dois.Daí, a instabilidade emocional que tantas vezes existe.
A segunda comunicação esteve a cargo da prof.ª Rosário Barros e intitulou-se " Os Terrores da Performatividade". A temática centrou-se na questão da educação dominada pelas forças que comandam o mercado, dos indicadores, tão enfatizados pela imprensa, que forçam a competição e a exigência de reultados,embora esqueçam a disparidade dos contextos que avaliam. Enfim, toda a mercantilização do conhecimento que não é compatível com as estratégias de ensino mais individualizadas. Neste contexto, se consome a vida dos professores...Apesar de tudo, no final, houve palavras de esperança, porque os nossos alunos merecem o nosso esforço e não queremos desistir.

Sem comentários: