sexta-feira, 27 de abril de 2007

Vamos Falar de Microcrédito


Foi em clima de expectativa que, no passado dia 7 Maio, as turmas do 10º ano e 11º anos (Cursos profissionais, Tecnológicos e Ciências Socioeconómicas) receberam, no auditório da BE-CRE, o secretário-geral da Associação Nacional do Direito ao Crédito (ANDC), José Centeio.
Falou-se da personalidade de Muhammad Yunus, o criador do conceito de microcrédito e laureado com o Prémio Nobel, das primeiras experiências que implementou no seu país natal, o Bangladesh, e do relato que delas faz no livro, O BANQUEIRO DOS POBRES. Esta informação foi traduzida, em directo, pela intérprete de linguagem gestual da nossa escola.
O secretário da ANDC explicou, também, o modo como tem sido concretizado o microcrédito no nosso país, quais os conceitos e finalidades que fundamentam a selecção dos candidatos e o seu posterior encaminhamento. Como associação ao serviço de micro-empresários estabelece uma rede de solidariedades e disponibiliza acompanhamento técnico. Neste âmbito informativo, foram distribuídos folhetos e desdobráveis aos participantes no colóquio.
No essencial, foi um poderoso testemunho quanto à “fé inabalável na criatividade dos seres humanos” para, através de meios concretos, ultrapassarem “ a miséria da fome e da pobreza” (M. Yunus) na sociedade actual em que o desemprego grassa, gerando esperança e desafiando um dos velhos flagelos da Humanidade.


Sem comentários: