segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Encontro com o jornalista António José Teixeira



O jornalista António José Teixeira esteve hoje na escola para um encontro com várias turmas que o ouviram falar sobre os caminhos que a informação irá percorrer neste século XXI, considerando a evolução do uso generalizado da internet e o imediatismo da comunicação,bem como a acção dos leitores que, cada vez mais, surgem como produtores de informação.
Estiveram presentes as turmas, 10º5ª,11º4ª,11ª7ªe 12º6ª.
Vários alunos colocaram questões muito pertinentes que mostram as reflexões que fazem sobre este tema tão importante na sociedade actual.
A Rita Duarte quis saber se a evolução do jornalismo não será o resultado da própria evolução normal da sociedade; a Catarina Rosa perguntou por que razão os meios de comunicação se centram particularmente nos acontecimentos negativos; o João Godinho referiu que, provavelmente, o caminho da imprensa generalista será o da progressiva especialização; a Inês Martins qestionou António José Teixeira sobre o seu percurso profissional; o João Maltez pediu a opinião do nosso convidado sobre o caso Santana Lopes na Sic Notícias; a Ana Rita indagou se ainda vale a pena lutar por uma profissão como a de jornalista, considerando o índice de desemprego.Finalmente, a Leonor e a Sofia colocaram a questão da valorização excessiva da fama e do sucesso na sociedade actual.
Para todas as questões houve uma resposta esclarecedora e todos saímos com a a ideia de que , apesar do novo paradigma da comunicação,tantas vezes dependente do imediatismo e de outros interesses, haverá sempre jornalismo de qualidade resultante de um trabalho honesto e fidedigno.

2 comentários:

Anónimo disse...

Foi extremamente interessante o encontro com o dr. António José Teixeira. Quem não foi deveria ter ido, quem foi penso que só ficou a ganhar. Parabéns à escola!

Anónimo disse...

teste