quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

"Ver Lisboa com Pés e Cabeça"




<
O projecto " Ver Lisboa com Pés e Cabeça " surgiu o ano passado, por iniciativa de três professoras ( Artes, História e Portugês )que, em trabalhos realizados na biblioteca, concluíram que havia na escola muitos alunos que não conheciam a sua cidade.
Este ano, planearam fazer um passeio por período, de modo a dar a conhecer a cidade antiga, explorando a componente histórica, artística e literária.
No dia 11 deste mês, visitámos a Baixa Pombalina, fazendo a pé o percurso entre os Restauradores e o Terreiro do Paço.Percebemos como a política do Marquês de Pombal se reflectia na organização da cidade e como a arquitectura reflecte tão bem o poder e a ideologia iluminista. No Rossio, lembrámos Eça de Queirós que morou seis anos no nº 26, 4º andar, e ouvimos um trecho do autor sobre esta praça tão lisboeta. Terminámos com um belo chocolate quente entre textos e memórias de Fernando Pessoa, no café Martinho da Arcada.
Só lamentamos que muitos alunos que desconhecem que vivem numa das mais belas cidades da Europa não se tivessem inscrito.
No segundo período, o próximo passeio, para quem se quiser inscrever, será no Chiado. Procurem informações no CRE, pois ainda não está agendado.

Sem comentários: