terça-feira, 3 de março de 2009

Ecodesign na Vergílio


A Rita Melo, designer de equipamento, antiga aluna da nossa escola, fez parceria com outra designer e reutilizam embalagens tetrapak para construir malas, carteiras, pastas, ecopontos e outros recipientes de arrumação.
A convite da professora Ana Alves, a Rita esteve na nossa escola para divulgar o seu trabalho e este novo conceito de Design, o Ecodesign




Com embalagens tetrapak, fazem-se objectos que operam a re -volta das embalagens e quanto se pode reduzir, reciclar e reutilizar...Já imaginaram?





O Luís Teixeira esteve também neste mesmo encontro dedicado ao Ecodesign e explicou-nos como cria objectos originais a partir das pequenas "inutilidades" que pomos no lixo.


Candeeiros com base em discos de vinil
Candeeiro contruído com tampas de embalagens tetrapak
Pratos descartáveis formam o pé destes belíssimos candeeiros
Cabides transparentes usados na roupa interior feminina formam um autêntico lustre

Luís Teixeira imagina e constrói objectos que todos gostaríamos de ter na sala com materiais que recicla. São tampas de sumo, cabides transparentes, pratos descartáveis, discos de vinil etc..
Ecodesign é um processo criativo que decorre das preocupações ambientais e que visa um desenvolvimento sustentável.
O Luís é um designer que não fez formação académica nesta área, mas mostra um talento fantástico para descobrir as potencialidades artísticas e funcionais das coisas que mandamos para o lixo.
Na sua opinião, temos de aprender a olhar para as coisas, com os três rs em mente, reduzir, reciclar e reutilizar.
Para os alunos das turmas de Artes que assistiram a este encontro, foi certamente um outro olhar sobre o design, fundamental neste nosso mundo saturado de consumo fácil e tão necessitado de processos que reduzam a nossa pegada ecológica.

Sem comentários: