segunda-feira, 6 de abril de 2009

Laboratórios Abertos durante a Semana Cultural







Laboratório Aberto – Ciência Para todos!

O laboratório aberto foi uma iniciativa que teve lugar na semana cultural, no dia 19 de Março e contou com a colaboração dos alunos de Ciências, sugerida pela professora de Física e Química A, Angelina Fortes, no âmbito do Projecto NH3 – A supermolécula!

Os alunos de turmas de Ciências, 11º4ª e 11º5ª, pretenderam mostrar quais as actividades prático-laboratoriais habituais no laboratório, desde o sétimo ao décimo primeiro ano de escolaridade, bem como o modelo da molécula de amoníaco criado e idealizado por cada aluno. Para tal, tentámos reunir algumas experiências que fossem mais curiosas e divertidas, para aliciar os outros estudantes.

Cada aluno ficou responsável por uma actividade, tendo que executá-la e explicá-la aos nossos visitantes.

Contámos, também, com a participação do professor Américo Valério e dos seus alunos de Física, da Turma 12º1ª, que apresentaram algumas actividades curiosas, nomeadamente, a que implicava colocar as mãos na massa!! Antigos alunos deste professor, que frequentam o Instituto Superior Técnico, trouxeram experiências interessantes, uma das quais relacionada com o magnetismo.

Pelas reacções dos alunos das diferentes áreas de estudo, penso que o objectivo de abrir a nossa área ao público, por vezes, um bocadinho marcada por ser de “marrões”, foi concretizado, já que muitos alunos ficaram muito incentivados e surpreendidos com o que fazemos nas aulas práticas de Física e Química A e de Física.

Rita Esteves, 11º 4ª
















Sem comentários: