Os cartazes vencedores do concurso da APEF
3º prémio ► João Mendes e Mª Madalena Galvão.
2ºprémio ► Tomás Reis
1ºprémio ► Fátima Alexandra Filipe
Foi pedido aos dois concorrentes que escrevessem uma breve explicação de como surgira este concurso e o prémio com que foram distinguidos pela sua proposta de Cartaz. Este foi o texto que compuseram os autores do cartaz seleccionado para o terceiro lugar do concurso, Madalena Galvão e João Mendes.
(…)
A APEF (Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado) lançou o concurso que propunha a elaboração de cartazes por parte dos alunos do ensino básico e secundário, com o objectivo de alertar a população jovem sobre os perigos do consumo excessivo de álcool e das consequências a este adjacentes.
Os cartazes seleccionados seriam posteriormente usados como objectos na campanha que alerta para os perigos do álcool sobre grande parte dos adolescentes.
Assim, os alunos participantes empenharam-se na elaboração de cartazes apelativos expondo o seu engenho e a sua expressividade, combinando a arte com o poder de comunicação.
João e Madalena 9º ano
Deve acrescentar-se que a ideia da APEF de criar um concurso, expressamente para os alunos da Vergílio Ferreira, veio no âmbito de colaborações diversas que o “Projecto de Educação para a Saúde” existente na nossa Escola desde há dois anos a esta parte, tem vindo a desenvolver em relação estreita com o Hospital de Santa Maria. Desde o início esta ideia foi abraçada, com muito agrado, pelo Grupo de professores de Artes Visuais. Contou com sessões prévias de esclarecimento e debate sobre os malefícios para a saúde, decorrentes do consumo das bebidas alcoólicas, durante as quais o Dr Rui Tato Marinho e a sua equipa visitou a Escola, no âmbito de Aula, adaptando-se a grupos e idades, esclarecendo universos e questões.
Conteúdos programáticos da comunicação visual, dos processos de divulgação técnica através do cartaz, impactos da comunicação e divulgação visual na sociedade contemporânea, para além da consciencialização para as questões cívicas e de protecção à saúde no desenvolvimento pleno e equilibrado dos jovens, foram aspectos que estiveram subjacentes ao trabalho levado a cabo pela Escola e Instituições envolvidas.
Foi laborioso o processo de “construir” cerca de 33 cartazes, alguns acompanhados de perto pelos professores, aqueles em que o 8º e 9º anos trabalharam na disciplina de “Educação Visual”. Aí, com técnicas mistas desde a colagem, ao lettering mais individualizado, à exploração experimental dos computadores na manipulação da Imagem , envolvendo 50 alunos-criadores (trabalhos alguns de grupo) do ensino básico. Aconselhando, criticando os projectos que outros 15 alunos do ensino secundário outras propostas foram amadurecendo, estas em maior autonomia já como “artistas fora de sala de aula”, e, concretizaram-se 29 outros trabalhos. Os professores de artes foram referência e fio condutor da qualidade dos trabalhos presentes a concurso.
Ao Júri coube trabalho exigente de atenta observação, reflexão e escolha, constatando a elevada qualidade dos Cartazes e o gosto de participar em actividades que projectam a cidadania empenhada dos Jovens/Alunos e da Escola na Sociedade.
Isabel Pereira,
elemento do Júri do Concurso
professora e coordenadora do
departamento curricular de Artes Visuais
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