sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Sobre Mitologia...na Actualidade


Muita gente pensa, talvez, que a mitologia é algo ultrapassado, uma coisa cujo estudo já não nos proporciona nada. Quem é desta opinião não poderia estar mais enganado, uma vez que cada mitologia nos oferece um conhecimento valioso da maneira como os antigos povos politeístas encaravam o mundo que os rodeava e o próprio ser humano.

As respostas que encontraram para as suas dúvidas estão, em grande parte, reflectidas nas suas crenças, que deram origem a canções, poemas e outros textos. Assim sendo, este é um bem precioso. Além do seu interesse, devido à imagem que nos dá de uma civilização perdida, a mitologia é também um manancial de expressões dos sentimentos humanos através dos tempos que se perpetuam, ao longo dos séculos, em belas histórias cujas páginas parecem estremecer de vida e autenticidade. São, por isso, uma “enciclopédia” do que significou, ao longo das diferentes épocas da História, ser-se humano, ter-se uma consciência de si próprio e carregar sobre os ombros o peso da existência.

Assim, com as suas alegorias e artifícios de deuses, gigantes, demónios, elfos e outros que tais, as lendas antigas podem conceder-nos a bênção de ensinamentos preciosos que devemos estimar e respeitar e valores humanos que, na sua maioria, continuam actuais e são expressão de uma pureza emocional que se tem vindo, em alguns aspectos, a perder, com o tempo e a modernização.

Tomás Vicente nº27, 11º3ª

Sem comentários: