terça-feira, 20 de março de 2007

O Meu Maior Pecado

A Quaresma é um tempo que, para os Cristãos, serve de reflexão após o período de euforia, alegria e excessos que corresponde ao Carnaval.
Mesmo para os agnósticos, agora ou noutras alturas, temos de nos “calar”, e dar-nos
tempo para meditar, repensar e ouvir as nossas respostas às dúvidas que nos assaltam.
Não sou fanática. Aliás, nem percebo os fanatismos religiosos, políticos ou clubísticos.
Mas realmente que Quaresma tínhamos há 40 anos atrás...?! As imagens nas Igrejas “estavam de castigo”, vestidas de roxo da paixão, de cima abaixo. Então, as igrejas, lugares pelo menos de repouso e reconciliação ( até connosco próprios), eram locais tristes e lúgubres , pouco apetecíveis...As rádios: EN e RCP, para não falar da Emissora Católica, ou não emitiam, ou só transmitiam música clássica na Semana Santa.
A RTP e os cinemas só exibiam filmes históricos, normalmente relacionados com a vida de Cristo e na 6ª feira Santa... nada... Assim se viam “ Os Dez Mandamentos” , “Ben- Hur”, etc..., que verdade seja dita, nos davam cultura, com a vantagem de serem filmes sempre laureados e com grandes actores.
Só podia comer carne, quem pagara a “bula” na igreja da paróquia: uma importância em dinheiro, que nunca compreendi qual o destino, e como nos redimia de comer o dito tipo de alimento...
Era assim... e pronto!...
Com 14 anos, e numa sexta- feira santa à noite, escapuli-me para casa do amigo de infância que era vizinho do mesmo andar, naquele prédio à Praça do Chile .Também lá estava, por acaso, a única prima dele, mais ou menos da mesma idade. Todos éramos filhos únicos.
Estava em moda o tema do filme que fora o êxito do ano: “Zorba,o Grego” com o famoso e saudoso Anthony Quinn. Este dançava a preceito a típica canção grega.
Que fizemos nós toda a noite?
Dançámos, treinámos, rodopiámos ao som de “Zorba, o Grego “.
Que sacrilégio....
De vez em quando, lembrava-me que era sexta- feira santa e pensava: Ai que horror... mas que estou eu a fazer nesta noite...


Ainda hoje me lembro...tantas vezes...que, se calhar, foi o maior “pecado”....da minha vida!

Marinela Prof. do Q.N.D.

Sem comentários: