segunda-feira, 16 de abril de 2007

Concurso Nacional de Leitura

A Biblioteca Municipal de Loures informou-nos já sobre a data da fase distrital do concurso e quais os livros a ler para concorrer.
Aqui vai a informação para os nossos concorrentes e para toda a escola:

Fase distrital a realizar na Bilioteca José Saramago, em Loures, dia 12 de Maio, das 10h e 30m às 11h e 30m.

Livros a concurso para o terceiro ciclo:

A Floresta de Sofia de Melo Breyner
Inês De Portugal de João Aguiar
Quem Me Dera Ser Onda de Manuel Rui

Livros a concurso para o secundário:

O Velho Que Lia Romances De Amor de Luís Sepúlveda
A Instrumentalina de Lídia Jorge
A Cidade E As Serras de Eça Queirós

Conforme indicação da Biblioteca de Loures, os alunos devem comparecer às 9h e 30m e ir munidos de uma autorização do encarregado de educação para poderem participar no concurso .

Professores da nossa bilioteca acompanharão os alunos.

Informação útil

As obras a concurso estão à disposição dos alunos na nossa biblioteca, à excepção da obra do escritor angolano Manuel Rui, Quem Me Dera Ser Onda, por estar esgotada neste momento. Pedimos aos alunos, professores ou encarregados de educação que, eventualmente, a possuam o favor de a emprestarem à biblioteca até 12 de Maio. Por favor, contactem a Prof.a Catarina Guerreiro.

Aqui vai uma breve informação sobre a obra do escritor angolano, Manuel Rui:

Quem Me Dera Ser Onda

Na família Diogo cada vez mais se desenhava diferença de atitude em relação a “carnaval da vitória”. Os dois miúdos tratavam o porco como membro da família. Limpavam o cocó dele, davam-lhe banho e, todos os dias, passavam nas traseiras do hotel a recolher dos contentores pitéus variados com que o bicho se giboiava.
O suíno estava culto, quase protocolar. Maneirava vénias de obséquio com o focinho e aprendera a acenar com a pata direita, além de se pôr de papo para o ar à mínima cócega que um dos miúdos lhe oferecesse na barriga.
Pai Diogo aferia o porco de maneira diferente. Para ele era tudo carne, peso, contabilidade no orçamento familiar. Indisposto de engolir o peixe frito, os olhos dele bombardeavam direito no porco para um balanço da engorda: “estás-te a aburguesar mas vais ver o que te espera – e com a mão no pescoço mostrava-se aos filhos na forma como se corta uma goela – faca! É o fim de todos os burgueses!
Os garotos desgostavam daquela forma do pai ser. Entristeciam da cena porque “carnaval da vitória” estava já na vida do coração deles ancho de amor pelo amigo mais íntimo. (link)

3 comentários:

Anónimo disse...

Finalmente após a Páscoa cá temos mais noticias ... grandes férias ...

Anónimo disse...

Muito bem!

Anónimo disse...

Sem comentários.